Galeria

Paul McCartney abre o jogo: “sinto muita falta de John Lennon”

A lenda Paul McCartney está com uma nova coletânea na praça, batizada de Pure McCartney e, em função da divulgação do trabalho, têm cedido algumas entrevistas interessantes por aí.

paul-mccartney-bbc-4

Bem no clima de nostalgia que acompanha projetos desse tipo, Paul vem compartilhando verdadeiras pérolas do passado. Desta vez não foi diferente e, em nova entrevista divulgada na NME, ele fala abertamente sobre seus métodos de composição.

Como não poderia deixar de ser, o assunto sobre a falta de John Lennon veio à tona e Paul discorre sobre tudo com absoluta humildade e simpatia – algo, convenhamos, bastante incomum entre as figuras de seu porte.

As composições

“Você nunca consegue acertar o ponto. Eu não sei como fazer isso. Você pode pensar que eu sei, mas não é uma dessas coisas que você realmente sabe como fazer,” diz ele sobre seus processos.

“Se eu for sentar e escrever uma música agora, eu usaria meu método tradicional: sentaria ao piano ou com um violão e começaria a procurar por melodias, formas de acordes, frases musicais, algumas palavras, apenas alguma ideia para começar.”

Ele continua:

“Aí depois eu trabalho em cima disso, como se estivesse fazendo uma redação ou jogando palavras-cruzadas.Esse é o sistema que eu venho usando desde sempre, que é basicamente ficar tocando o violão e procurando por algo que sugere uma melodia. Talvez alguma letra, se estiver com sorte.”

Uma vida com Lennon

Sobre sentir a falta de John Lennon – tanto no sentido pessoal quanto musical, Paul diz:

“Obviamente, eu sinto muita saudade de trabalhar com John porque era algo muito especial e sabemos o quanto é difícil repetir isso,” ele diz.

“Na verdade, é quase impossível, porque a gente se conheceu ainda adolescentes e vivemos muito da vida juntos: pedindo carona para chegar até Paris, as festas, trabalhar junto, passar um tempo em Hamburgo junto com os Beatles. Então éramos muito íntimos, a gente se conhecia intimamente como só amigos de infância conseguem.”

Ao final, o mestre sinaliza seu desejo de continuar compondo e como se motiva no dia a dia:

“Eu realmente gosto disso. Eu me divirto. Digo, quando consigo um dia de folga e de repente tenho um bom tempo livre, eu procuro fazer aquele tipo de coisa caseira – eu vivo numa fazenda – então procuro sair para um passeio de cavalo ou algo do tipo. Mas depois que já fiz as coisas que queria fazer e ainda tenho algumas horas à tarde, eu costumo ir naturalmente para o piano ou o violão e eu me sinto meio que escrevendo uma música. É como um hobby, e é um hobby que acabou virando uma forma de sustento. Mas eu gosto de pensar dessa maneira e algumas vezes me provoco dizendo ‘Você está levando isso a sério o suficiente? Talvez deveria se esforçar um pouquinho mais.'”

Recentemente nós falamos também sobre o engraçado episódio em que Paul conta sobre a experiência “de outro mundo” que teve com Bob Dylan em um quarto de hotel por causa da maconha. Relembre aqui.

Fonte: Tenho Mais Discos Que Amigos

Uma resposta para “Paul McCartney abre o jogo: “sinto muita falta de John Lennon”

  1. Essa reportagem nos mostra o quanto a lenda (vivíssima) Paul McCartney a cada dia nos impressiona mais. Simplicidade, carisma e talento inquestionável. E ainda continua sucesso após sucesso, na vanguarda. Duvido que ele já tenha descoberto “O sentido da vida” (mencionado em outra matéria) e talvez nunca descubra, mas isso não importa, não é tangível. O que importa é que sua biografia é riquíssima. Poucas pessoas tiveram a invejável experiência de vida que ele teve e, no entanto mostra-se uma pessoa amigável e acessível. É como se ele não tivesse noção da importância que representa para a música mundial. Simplesmente genial.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s