Galeria

Museu de Arte Moderna de Nova York abre exposição com obras de Yoko Ono

O MoMa (Museu de Arte Moderna) de Nova York abriu as portas para a “One Woman Show”, primeira retrospectiva dedicada a Yoko Ono. A japonesa é considerada uma das maiores artistas conceituais do século 20, mas costuma ser lembrada como a esposa de John Lennon.

As obras foram produzidas pela artista entre os anos de 1960 e 1971 e propõem uma grande interação com os visitantes. Uma das instalações são sete xícaras de café Illy, sendo que seis estão “quebradas” e uma está intacta. Utilizando a centenária técnica de restauração japonesa de Kintsugi, que recupera a cerâmica misturando verniz e pó de ouro, ela quer mostrar o processo de feridas históricas e emotivas e sua cicatrização. A que está intacta contém a frase “não se quebrará jamais porque estará sempre sob sua proteção”.

Cada xícara representa um grande fato histórico, como a bomba atômica de Hiroshima e o bombardeamento de Dresden.

Também estão expostas as famosas imagens de “Bed-In”, quando ela e Lennon ficaram em uma cama por horas debatendo temas diversos.

Há ainda fotos do começo da carreira de Yoko em Tóquio, onde ela começou a experimentar objetos de vanguarda.

Yoko Ono inaugura sua exposição em Nova Iorque - Reprodução

  Das 125 peças expostas – entre fotos, instalações e performances – há o célebre filme “#4”, que debutou em Londres em 1965 com as imagens de 300 figurantes nus. Os mais tímidos evitam a “Painting to be Stepped on” (Pintando para ser pisado, em tradução livre) ou a “Bag Piece”, onde as pessoas são convidadas a ficarem nuas e vestir uma capa preta para interagir com o espaço completamente em branco.

A instalação “To See The Sky” (Para ver o céu, em tradução livre) pode causar vertigem em alguns. Isso porque uma escada metálica sobe até a clarabóia do sexto piso e, ao chegar ao topo, ela começa a oscilar e dá o senso de precariedade até você atingir o solo novamente.

A última etapa da retrospectiva é uma maçã verde em um pedestal de acrílico, obra de 1966. A exposição ficará aberta até o dia 7 de setembro.

Fonte: Jornal do Brasil 

3 Respostas para “Museu de Arte Moderna de Nova York abre exposição com obras de Yoko Ono

  1. O Jornal do Brasil devia citar quem a considera como uma das maiores artistas conceituais. Ou, para ser mais correto, devia dizer que seu trabalho é controverso. Porque da mesma forma que há aqueles que apreciam sua arte, há aqueles que a consideram uma fraude. Há muitos que não a suportam. Ouvi dizer – sem comprovação – que ela foi expulsa da Factory de Andy Warhol não só pela falta de talento, mas também por furtar ideias dos outros. A pessoa que deu essa informação garante que ouviu isso lá mesmo na Factory. Vi também que sua exposição na galeria onde ela conheceu John tinha mais trabalhos de estudantes do que dela. Mas escondia isso. Todos pensavam que era coisa dela. O critico do Telegraph Alastair Sooke a abomina. Eu acho que ela consegue lugares para expor por um único motivo: é a viúva de John Lennon. Sem ele eu duvido que teríamos ouvido falar sobre ela. Brian Sewell, do London Evening Standard pensa como eu. ” Ela não criou nada, não contribuiu com nada, é apenas um reflexo dos nossos tempos. É uma amadora, uma mulher riquíssima que se casou com alguém que de fato tinha algum talento e era a força vital atrás dos Beatles. Se não fosse a viúva de John Lennon, estaria totalmente esquecida….Já viram suas esculturas ou pinturas? São todas horríveis.” Bom, ele pode entender da falta de talento de Yoko, mas nada sabe de Beatles. Algum talento? A força vital? Qual é? Mas o meu bebezinho doce chamado Paul vem dizendo que ela é “fodona”, um grande talento. Paul, perdoar é uma coisa.Mas você exagerou, meu amor. De yoko, eu consegui gostar ligeiramente da poesia. Em 1970 eu comprei seu livro “Grapefuit”. Eu até que gostei de alguma coisa. E também gostei de algumas ideias que ela coloca nas letras das músicas. Como aquela que diz que nascemos numa prisão, somos criados nas prisões e enviados para uma prisão chamada escola. kkkk. Adorei essa. E também quando ela diz que somos todos água e um dia evaporaremos juntos. Interessante. A acusação mais grave dela que ouvi, também sem comprovação, é que estaria vendendo litogravuras dizendo ser de John Lennon, enganando os compradores. Se entendi direito, o desenho seria de John mesmo. Não as litogravuras. Mas ela vende como se fossem dele. As pessoas compram achando que é uma obra de arte dele. Ela ainda pega desenhos em preto e branco de John e taca tinta por cima, e altera os traços. Nesse ponto não está mentindo, pois confessa ter feito alterações. Mas, gente, o que é isso? Não tem o direito de mudar um desenho de John. Se for verdade, é criminosa. Vou até investigar. Achei. Artigo de Gary Arseneau,
    artist, creator of original lithographs, scholar and author
    Fernandina Beach, Florida. http://garyarseneau.blogspot.com.br/2006/09/artwork-of-john-lennon-fraud.html. Botei o link porque algúem pode se interessar e é coisa demais. Nos comentários há pessoas que compraram achando que era tudo de John. Encerrando…dei apenas minha opinião. Não a imponho. Todos aqueles que conseguem ver talento em Yoko Ono tem o direito de apreciá-la. Mas o artigo da JB deu a entender que ela é considerada uma sumidade por todos. Passou essa impressão. Não é verdade. A parte boa, na verdade uma parte espetacular é ver o Beatles College funcionando. Trazendo novamente notícias para que possamos ler, comentar, concordar, discordar…não importa. O que importa é que está existindo. Viva. Parabéns, Mariana.

  2. Concordo Sertaneja.Se ela não tivesse casado com John nem íamos saber que Yoko existe.Ela seria só mais uma artista japonesa.Obrigada pela postagem Mariana. 🙂

  3. Bom demais ver mais pessoas deixando postagens. Este é um espaço importante para quem ama os Beatles. Parabéns à Mariana por estar se empenhando na sua continuidade, na medida do possível.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s