Galeria

Paperback Writer: Montando um caderno dos Beatles!

E aí galera! Tudo bem com vocês? Um bom começo de ano para todos! Hoje eu vou abandonar um pouco as fanfics e textos para ensinar para vocês uma coisa que faço há uns três anos.

E como estamos na época de comprar materiais escolares, espero que vocês gostem da ideia e aproveitem! Vou ensinar a fazer um caderno personalizado dos Beatles. Fica super em conta, e bem original, porque ninguém terá um igual ao seu!

Tudo o que vocês vão precisar é de:

  • Aparelho de som (música não pode faltar)
  • Cola
  • Tesoura
  • Caderno de espiral e capa dura
  • Alicate
  • Imagens (capa do caderno personalizada)

Comecemos pela parte mais importante: a capa do caderno. Vocês podem montar no computador (no Word mesmo) e mandar imprimir; ou podem fazer uma colagem de imagens.

Eu aconselho a fazer no computador mesmo, porque as imagens não ficam em alto relevo, e nem parece que foi você quem fez o caderno. Além disso, o Word tem várias opções de efeitos, o que deixa o caderno bem bacana.

Para quem não sabe mexer muito no Word, eu vou dar algumas dicas. Se você tiver mais alguma dúvida, é só você me perguntar nos comentários que eu dou uma ajudinha. Mas um conselho: a gente aprende mais é mexendo mesmo!

imagem 1Depois de passar as imagens para o Word, você pode clicar no botão direito do mouse em cima da imagem, que terão várias opções. Como você pode observar na imagem ao lado.

Todas as opções são muito úteis. Mas as melhores são a ‘quebra automática de texto’ e a opção ‘cortar’.

Com a quebra automática, você pode passar a imagem para trás ou para frente, escolher qual você quer sobressair e várias outras coisas. Com a ‘cortar’ você escolhe o tamanho da imagem que você quer, e pode tirar algumas coisas que você não quer que apareçam.
O ‘estilo’ é também uma ótima opção, você pode colocar molduras, ou até mesmo em 3D.

Há também outros recursos bem bacanas. Se você clicar duas vezes em cima da imagem, aparecerá na barra de tarefas várias opções. Todas elas bem claras. É só ir mexendo nos botões, que você vai descobrindo. Qualquer dúvida, como disse, é só falar.

imagem 2

Depois de montar a capa, você pode bolar também uma contracapa, usando os mesmos recursos. Depois é só imprimir. A parte mais ‘difícil’ já passou.

imagem 3Com um alicate, você abre a ‘trava’ da mola (a de cima e a de baixo). Se você achar muito difícil deixar a trava retinha, você pode cortar um pouquinho (se cortar muito a mola encurta).

Depois, você vai desenrolando a mola até ela sair por completo. Pode parecer difícil, mas é bem fácil e divertido de fazer!

imagem 4Depois de tirar a mola, você pega a capa e passa cola nela inteira (pode até usar um pincel). Inclusive nos ‘buraquinhos’.

E com muito cuidado, você coloca sua capa personalizada por cima.
Lembrando de deixar o papel sobrando nos lados (exceto no lado da mola), para depois você colar as partes que sobraram atrás, deixando o caderno bem acabado.
Agora, com uma caneta, você fura nos ‘buraquinhos’ da mola.

imagem 5

Faça o mesmo com a contracapa.

Agora você pode optar por passar um verniz, ou até mesmo um papel contact para proteger a capa. Ou até pode não passar nada. Mas se for colocar algo, tem que ser antes de voltar a colocar a mola.

imagem 6Depois de feito tudo isso, você volta a colocar a mola, e fechar a trava com o alicate. O seu caderno está pronto!

Às vezes o primeiro caderno não sai tão bom quanto deveria. Mas com o tempo, você vai adquirindo a prática, e descobrindo alguns macetes que você só vai saber enquanto estiver fazendo.

Não desista, use e abuse de sua criatividade!

Um bom começo das aulas a todos vocês e até a próxima!

Por Mariana Alves

13 Respostas para “Paperback Writer: Montando um caderno dos Beatles!

  1. Rosinha pinho

    Adorei a dica!

  2. Inês Pereira

    Obrigada pela dica, Mariana. Muito legal!! Vou tentar fazer e se ficar bom, te conto!!😉

  3. Fernando Guedes

    Já fiz varios cadernos dos beatles hehehe

    Sempre usei papel adesivo para as capas, quando não colava a foto depois fazia uma cada cuidadosa de fita adesiva transparente, para ficar lizinho.

    Alem de caderno Dos Beatles (tive um com uma capa do John lennon de 1963) Do strokes, Roberto Carlos da Jovem guarda (ficou massa Pois era uma capa da revista Intervalo)

    Fiz sucesso com esses cadernos, até encomenda já tive

    Saudades dos meus tempos de Colégio

    • Que ideia bacana Fernando! Inclusive esta da capa da revista… vou até pensar em fazer algo parecido! Muto criativo! Abraços!

  4. Eu personalizo desde o ano passado🙂 Só que eu não tirava a mola, então não ficava tão perfeitinho. Mas esse ano eu já tenho as imagens impressas e com essas dicas vai ficar mais fácil :3

  5. Muito obrigada pelas dicas, Mariana! Não encontro cadernos grossos dos Beatles aqui perto em lugar nenhum e sou simplesmente louca por um. Só consigo encontrar aqueles mais fininhos, de uma matéria só. Não tem quem sobreviva na rotina escolar com um daqueles a não ser que queira sair carregando um monte de cadernos por aí, e esse não é o meu caso. Vou usar sua dica e fazer um!

    Abraços!

    • Oi Alice, tudo bem? Desculpe a demora… fico feliz que tenha gostado! É bem divertido de fazer!! É bom que distrai um pouco aí a gente pára de pensar tanto nas aulas! Bom começo! Abraços!

  6. Eu só fiz um cadeno personalizado esse ano, da taylor swift pq dos beatles eu achei 3 pra comprar ♡ Mas n fiz assim, quando tiver q trocar algum vou usar seu tutorial😉 O bom é q posso comprar os cadernos baratinhos em vez de comprar os mais bonitos haha

    • Com toda certeza essa é uma grande vantagem! Bem prático, barato e fica do seu jeito! Que bom que gostou!

  7. Muito obrigada,Mariana.Vou tentar fazer isso.Continue assim,postando coisas bacanas! 😀

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s