Galeria

Proprietário do Cavern Club morre aos 88 anos

Ray McFall, proprietário do clube Cavern Club, morreu nessa quinta (8) aos 88 anos.

909_large_1A primeira apresentação feita pelos Beatles aconteceu na hora do almoço, em 9 de fevereiro de 1961. Segundo a revista Rolling Stone, a parceria quase não aconteceu por causa de uma regra de McFall, que proibia calças jeans para evitar “frequentadores indesejados”.

George Harrison, no entanto, não sabia da regra e apareceu com a vestimenta, sendo barrado pelos seguranças na entrada. O dono, apesar de descontente, resolveu reconsiderar, o que levou a um relacionamento fértil: os Beatles tocaram no lugar 292 vezes (ganhando 25 libras por cada show).

“Os Beatles eram sensacionais e eu fiquei chocado. Completamente, absolutamente, instantaneamente”, disse McFall. “Desde o primeiro dia, não tinha como parar eles.” Sobre o episódio das calças, McFall declarou depois que não gostava que eles usassem jeans mesmo depois, porque eram um “tabu” no Cavern.

“Os Beatles estavam muito preparados pelos ensaios, porque tinham vindo de 3 meses de tortura em Hamburgo. Mas eu não gostava que eles usassem jeans. Eu sentia que, se as pessoas estivessem usando roupas limpas e boas, elas estariam mais propícias a se comportar e não sujar nem quebrar nada”, disse ele.

Além dos Beatles, tocaram no Cavern Club os Rolling Stones, The Yardbirds (banda que deu origem ao Led Zeppelin), John Lee Hooker e Howlin’ Wolf. Antes de McFall comprar o estabelecimento, ele era um bar de jazz. Em 1966, o bar fechou porque McFall declarou falência. O lugar reabriu em local próximo ao original em 1984.

Fonte: O Tempo

Confira as matérias:

“A relação dos Beatles com o Cavern Club”

“Ivan Lins é homenageado com nome no Muro da Fama do Cavern Club”

3 Respostas para “Proprietário do Cavern Club morre aos 88 anos

  1. Tenho a impressão, sem certeza, que o novo Cavern segue o modelo do antigo. É cópia, não é? Brasileiros precisam aprender a fazer essas coisas. A prefeitura de Montes Claros deveria reconstruir a antiga casa do Godofredo Guedes, pai do Beto Guedes e tio do Luis Guedes. Ali era lugar de encontro de todo o Clube da Esquina. Derrubaram a casa. O pouco que temos aqui de história da música vai rapidamente se desfazendo. Lamentável. Outra coisa importante acontecida já nesse novo Cavern. Paul fez apresentação lá de rocks antigos com o Dave Gilmour.

  2. Lourdes Barros

    Essa apresentação do Paul foi um ano após o falecimento da Linda. Eu tenho o DVD e sempre me emociono ao assistir ele cantando “LONESOME TOWN. “

  3. Concordo,Sertaneja.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s