Galeria

Engenheiro dos Beatles: “Let it Be é um monte de lixo”

Glyn Johns estava escalado para trabalhar com primeira ideia para o disco, que nunca foi lançada.

LetItBe_0

Glyn Johns, engenheiro de áudio convidado para trabalhar com George Martin na produção da primeira ideia para o disco Let it Be (1970), um dos mais famosos dos Beatles, revelou ter uma opinião polêmica sobre o álbum.

Em seu novo livro, Sound Man, Johns conta que aceitou o convite com a condição de que ele fosse o engenheiro abaixo de Martin. No entanto, Glyn descobriu que o experiente chefe de produção, cansado das brigas entre John, Paul, George e Ringo, resolveu adiar o projeto, e não ficou satisfeito com o recrutamento do produtor Phil Spector.

“Fiquei desapontado ao descobrir que Lennon deu o projeto para Spector, e ainda mais desapontado ao ver o que ele fez com aquilo. Isso não tem nada a ver com os Beatles. Let it Be é um monte de lixo. Como eu disse no livro, ele estragou tudo. Eu nunca escutei ele inteiro, apenas ouvi trechos de algumas canções e disse: ‘ah, esqueça’. Era ridículo, nojento”, disse ele em entrevista ao The New York Times.

De acordo com Glyn, o disco era para, originalmente, “soar como The Basement Tapes, de Bob Dylan, para mostrar do que eles realmente gostavam”. Mas, apesar de suas opiniões, Johns descreveu a oportunidade de trabalho com os Beatles como “fantástico”.

Fonte: Terra

 

6 Respostas para “Engenheiro dos Beatles: “Let it Be é um monte de lixo”

  1. Ele soa como a raposa que não teve como pegar as uvas. “Estão verdes”. Não que eu duvide que faria melhor do que Phil Spector. Até acredito que sim. Mas chamar o Let it be, como ficou, de lixo é um grande exagero. Sem essa também de dizer que era o que realmente gostavam. Beatles eram pop. Eles gostavam de diversos estilos. Se eles só gostassem do estilo The basement tapes de Bob Dylan jamais teriam gravado um Rubber Soul, ou Revolver…etc. Evidentemente não é verdade. O que li em outro lugar e que faz mais sentido é que, eles queriam que o Let it Be soasse como algo rústico, que nem Bob Dylan fez no tal Basement tapes. Nâo que fosse o que realmente gotassem, mas o que realmente queriam para aquele projeto. Nunca tinha sido feito ante e os Beatles não se repetiam.

    • Sertaneja é uma expert em Beatles e pra variar, com seus afiadíssimos comentários, tem sempre razão. Mas, (olha ele aí) parece que Paul McCartney não teria ficado satisfeito com os rumos de ‘’Let it be” na época. Se não me engano, Paul criticou severamente os intermináveis coros e metais que Phil Spector à revelia, adicionou às gravações. Tanto que relançou o disco com as modificações em ‘’Let it be Naked”. Ou seja, retirou tudo o que Phil Spector acrescentou, deixando o disco mais ‘’limpo’’. Acho que a questão seria essa, o engenheiro de áudio Glyn Johns, possivelmente, também não estaria de acordo com a forte interferência do controverso Phil Spector nesse disco dos Beatles.

  2. Não chega a ser lixo, mas o “Let It Be Naked” , é o que o Macca queria . No mais era a coisa da briga entre John e Paul , e quem conheceu John Lennon ,sabe que quando o cara queria , a sua vontade é que tinha que prevalecer… e neste estágio do relacionamento ficava difícil evitar o início do fim .

    Pelo menos ganhamos duas versões diferentes ( sem contar os bootlegs , takes, ensaios , gigs, jams , etc etc. )

  3. Lourdes Barros

    SANTO E AMADO LIXO!!! E VIVA A RECICLAGEM!!!

  4. Na realidade Let it be ,nao e um lixo,mas nao e de maneira nehuma a ideia original de quando o projeto començou,que seria (GET BACK),AS NATURE INTENDED.Le it be …NAked tambem nao e,ficou sem a mixagem the Phil Spector,mas crtaram os dialogos,que dava vida ao album ao vivo,como era a ideia Original.Ao meu ver a melhor mixagem desse LP nunca saiu official,mas tem em Botleg,e o GET BACK,(Mix 1) e o mais conhecido dentro dos colecionadores,e e o primeiro,que era para ser Lançado em Agosto de 1969,teve um remix logo em principios de 1970,chamado de second mix,ou (Glin Jones final compilation)mas a primeira e a melhor.Pesoalmente quando estou a fim de ouvir material dessa epoca,nen escuto Let It Be,nen Let it be naked,vou direto ao GET BACK 1,que na minha opiniao e o Melhor,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s