Galeria

Afinal, quem é o Egg Man?

Seria aquele personagem do livro de Lewis Carroll, o “Homem Ovo”, que se chamava Humpty-Dumpty…

Humpty Dumpty Took the Book, and Looked at It Carefully> Illustration by Milo Winter

… ou seria Eric Burdon, vocalista da banda The Animals?

eric-burdon_1973

Há o fato de que John Lennon chamava de Egg Man seu amigo Eric Burdon, vocalista do The Animals, que dizem que gostava de quebrar ovos no corpo de suas mulheres ou que pelo menos fez isso uma única vez, com uma fã, nos bastidores de um teatro, no intervalo de um show.
Então, qualquer que seja a hipótese verdadeira, Egg Man era Eric Burdon.

Porém, um Documentário revelou a identidade do ‘eggman’ citado pelos Beatles na canção “I`m the Walrus!

eggman

Foi o filme lançado no fim do ano de 2008, desvendando assim o mistério do refrão de ‘I`am The Walrus’, canção de 1967.

Saiu no jornal O Estado de São Paulo, em abril de 2009:

“Um documentário sobre os Beatles, lançado no fim do ano de 2008, revelou um dos maiores mistérios da história da banda: a identidade do célebre ‘eggman’, que aparece citado no refrão da música I Am the Walrus. Trata-se de Ted O’Dell, que em 1967 trabalhava como distribuidor de ovos em Newquay, e encontrou com os Beatles em um bar da cidade.

O Jornal Daily Express também publicou que o encontro casual entre a banda de Liverpool e esse trabalhador de Newquay, cidade litorânea da região britânica da Cornualha, serviu de inspiração para John Lennon escrever a letra da canção, considerada uma das mais intrigantes da época psicodélica dos Beatles.

Em 1967, Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr e o próprio John Lennon se instalaram alguns dias nessa região para gravar o filme Magical Mystery Tour. Foi em um desses dias que, tomando uma cerveja no pub The Sailor’s Arms, os Beatles conheceram Ted O’Dell, que tinha então 20 anos, e foi apresentado como o ‘homem dos ovos.’

Após terminar as filmagens, os Beatles deixaram Newquay e pouco tempo depois lançaram o álbum Magical Mystery Tour, no qual havia a canção I Am the Walrus, em cuja letra constavam os versos “I am the eggman/they are the eggmen” (Eu sou o homem dos ovos, eles são os homens dos ovos).

Depois de mais de 40 anos, o documentário Mystery Tour Memories, dirigido e produzido por David Lambert, resolveu o enigma que sempre pairou sobre a origem e o significado do “homem dos ovos” da famosa canção.
O documentário foi lançado no Reino Unido no final do ano de 2008, contendo 15 minutos de imagens inéditas dos Beatles, feitas por turistas que estavam na Cornualha durante o verão de 1967…

Por Lúcia Zanetti / Fonte: We Love The Beatles Forever

2 Respostas para “Afinal, quem é o Egg Man?

  1. MMT…o primeiro midnight movie da história. E com a melhor trilha sonora imaginável. Quanto ao eegman, acredito que o carinha dos ovos tenha inspirado o nome. O significado porem…pode ser bem diferente. John estava bem quântico naqueles tempos. “Nada é real.” E ainda tem aquela frase no Yellow Submarine que não sei se é deles…” It’s all in the mind.” A própria ideia de que todos nós vivemos num submarino amarelo é uma ideia que parece extraída de algum livro metafísico. Eu sou o egg-mam, eles são egg man…somos todos um.

  2. Discordo. Um amigo meu que frequentou as gravações deste filme, me disse que nos intervalos, um coadjuvante pedia sempre “ovo quente”.
    Toda vez que o John passava por ele, estava saboreando um desses ovos com um furinho que ele fazia, colocava sal e ficava mexendo com um palito, para depois engulir de uma vez só. O John ficou impressionado como o cara gostava de ovo e ao questionar com ele, este insentivou a todos tomarem o tal do “ovo quente”. Todos fizeram e gostaram. Já que o John estava “passando” a música I AM THE WALRUS, resolveu na hora cantar essa novidade, fazendo com que colocasse a frase no meio da música que ele estava fazendo junto com o Paul. Deu certo. “I am the eggmen… you are the eggmen… i am the walrus… tchucatchu…”. A frase original era: “I am the walrus… you are the walrus… they are the walrus…tchucatch…”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s