Galeria

Cinco perguntas para João Resende, autor do livro “Beatles em Tudo”

Autor fala sobre o processo de composição do livro Beatles em Tudo, sua paixão pelos Fab Four e o prazer de escrever.

 beatles_capa

G5W: Beatles em tudo revela a relação dos Fab Four com diversos assuntos. Qual descoberta apresentada no livro mais te surpreendeu?

João: A mais surpreendente? Hmmm… Acho que foi o fato da Vera Fischer ter sido expulsa do colégio de freiras porque escreveu uma redação sobre um ato sexual com os Beatles… (rs). Mas tem bastante coisa que causa surpresa no livro, principalmente no campo das ciências. Sabia que têm até planetas batizados com os nomes deles?

beatles_capa-01-264x300

Saiba mais sobre o livro Beatles em Tudo

G5W: De que modo você realizou a pesquisa para compor o livro Beatles em tudo? Quanto tempo levou até que o projeto ganhasse forma?

João: Sou pesquisador da história da banda, através de livros e fóruns de discussão na internet, há cerca de dez anos. Por isso, muitas das informações do livro já eram do meu conhecimento. Depois que decidi o argumento, “provar que os Beatles estão em tudo”, organizei essas informações e percebi o que ainda faltava. Aí foram quatro meses de busca para conseguir comprovar a teoria. Até que foi rápido, porque, felizmente, informação é o que não falta hoje em dia.

G5W: Mesmo 40 anos depois do fim da banda, eles continuam conquistando as novas gerações. Como beatlemaníaco e pesquisador, qual mensagem da banda você acredita que estará sempre no inconsciente coletivo?

João: Acho que a mensagem primária daquelas canções que costumam ser as primeiras que uma pessoa conhece (tipo Twist and Shout e I Wanna Hold Your Hand) é de alegria e positividade, o que conquista os jovens logo de cara. Mas a principal mensagem da banda é a do amor universal, e é isso que a torna tão eterna.

João Resende é coautor da Beatles College

João Resende é coautor da Beatles College

Confira nosso Especial Beatles em Tudo

G5W: Você escreve no blog Beatles College, no qual os leitores podem encontrar muitos extras do livro, entre outros conteúdos sobre a banda. Como você avalia a importância da internet para a obra dos Beatles?

João: A internet é essencial para a renovação do público dos Beatles. Antes, eu até sonhava em ter nascido na época deles, poder ter aproveitado toda aquele sonhos dos anos 60. Mas hoje, vendo a facilidade de acesso que a internet proporciona à obra e à história deles, percebo que temos muita sorte de estar vivendo essa época. E não à toa, a maior parte do público do blog é da galera de 13 a 20 anos.

G5W: A paixão pelos Beatles te aproximou da caminho de escritor? Além dos Fab Four, você possui outro interesse que te motiva a escrever?

João: Além de Beatlemaníaco e blogueiro, sou redator publicitário. Estou acostumado a fazer textos curtos e acho que só mesmo um assunto que gosto tanto poderia ter me motivado a escrever meu primeiro livro. Mas agora gostei da coisa, tanto de escrever uma obra quanto  de pesquisar a fundo sobre um assunto. Ainda pretendo escrever mais sobre os Beatles futuramente, mas por que não me aventurar também em outro assunto, não é? Ideias não faltam.

Publicado originalmente no site G5W

Confira nosso Especial Beatles em Tudo

2 Respostas para “Cinco perguntas para João Resende, autor do livro “Beatles em Tudo”

  1. E onde comprar esse livro? Me parece essencial.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s