Galeria

Música dos Beatles na trilha de novelas da Rede Globo não é nenhuma novidade

dan1“Lucy in the Sky with Diamonds”, com Dan Torres, abre a nova novela das 21h. Mas Lulu Santos, Rita Lee e Caetano Veloso já cantaram outras canções dos Fab Four.

A abertura da novela “Império”, que começou nesta segunda-feira (21), tem mais uma de várias composições dos Beatles em novelas da TV Globo. “Lucy in the Sky with Diamonds” é cantada por Dan Torres, ex-participante do reality show “Fama”. A nova trama das 21h da TV Globo gira em torno de José Alfredo (Alexandre Nero), que virou milionário com o comércio de diamantes.

Conheça a história por trás da letra de “Lucy in the Sky with Diamonds”.

Rita Lee, Lulu Santos, Caetano Veloso, Zezé di Camargo & Luciano, Kiko Zambianchi e Simony são alguns dos que já embalaram dramas de novelas com melodias de Lennon e McCartney.

Entre as novelas atuais, o campeão de versões é Dan Torres, que já havia aparecido nos últimos anos em dupla com a cantora Cídia, sua companheira no “Fama” de 2004, e com o grupo Liverpool Kids.

Veja as letras e ouça versões dos Beatles que apareceram em novelas:

“Marrom Glacê” – 1979
Caetano Veloso

Do disco “Joia”, lançado em 1975 por Caetano Veloso, foi pinçada quatro anos depois a versão para “Help!”. O brasileiro toca com um arranjo acústico, bem mais calmo que a original dos Beatles, na novela que teve Lima Duarte e Yara Côrtes.

“Brilhante“ – 1981
Lulu Santos

“De leve”, versão de “Get back”, dos Beatles, foi assinada por Rita Lee e Gilberto Gil. A faixa foi registrada por Lulu Santos e apareceu depois no seu disco de estreia, “Tempos modernos”, de 1982. “Brilhante” tinha Fernanda Montenegro, Vera Fischer, José Wilker e Tarcísio Meira.

“Partido Alto“ – 1984
Tina Turner

A segunda versão de “Help!” em novelas da TV Globo foi cantada por Tina Turner. Assim como a de Caetano Veloso em “Brilhante”, o registro da cantora em “Partido alto” era mais lento que o dos Beatles, na novela que tinha Betty Faria, Elizabeth Savalla e Glória Pires.

“Vereda Tropical” – 1984
Billy Preston

“Here, there and everywhere”, de Lennon e McCartney, apareceu na voz do cantor de soul norte-americano Billy Preston nesta novela de 1984. A trama de Carlos Lombardi era estrelada por Lucélia Santos, Jonas Torres e Walmor Chagas.

“Selva de Pedra” – 1986
Verônica Sabino

A música “Demais” foi um sucesso da cantora Verônica Sabino nos anos 80. A faixa é versão em português de “Yes it is”, de Lennon e McCartney, por Zé Rodrigues e Miguel Paiva. Ela esteve presente na segunda versão da novela de Janete Clair, exibida originalmente em 1972.

“Top Model“- 1989
Kiko Zambianchi

“Hey Jude, não fique assim / Sabe, a vida ainda é bela”, cantava Kiko Zambianchi na versão de Beatles que fez sucesso como trilha de “Top Model”. A faixa era tema do personagem Gaspar (Nuno Leal Maia). A novela também tinha Malu Mader, Marcelo Faria e Gabriela Duarte.

“Perigosas Peruas” – 1992
Zezé di Camarco & Luciano

Zezé di Carmargo & Luciano gravaram a versão de Roberto Carlos para “And I love her”, dos Beatles. A faixa entrou na trilha de “Perigosas Peruas”, novela que contava a história das amigas Cidinha (Vera Fischer) e Leda (Silvia Pfeifer).

“Salsa e Merengue” – 1996
Simony

A carreira solo de Simony, ex-Balão Mágico, ganhou força com a versão feita por Beto Guedes para “Till there was you”, que os Beatles gravaram. “Quando te vi” foi tema de Madalena (Patrícia França) na novela de Miguel Falabella e Maria Carmen Barbosa.

“Meu Bem Querer” – 1998
Inner Circle e Coral de Meninas de Petrópolis

A novela com Murilo Benício e Alessandra Negrini teve duas músicas dos Beatles regravadas. O Coral de Meninas de Petrópolis canta “Ticket to Ride”. O grupo de reggae Inner Circle é responsável por “Ob-La-Di-Ob-La-Da”.

“Laços de Família” – 2000
Terra Molhada

A música “Girl” de Lennon e McCartney, ganhou intepretação do grupo brasileiro Terra Molhada na novela de 2000. A trama de Manoel Carlos tinha uma de suas Helenas (Vera Fischer), ao lado de Reynaldo Gianecchini e Carolina Dieckmann.

“As Filhas das Mãe” – 2001
Rita Lee

A novela estrelada por Fernanda Montenegro foi a primeira com uma música do disco “Aqui, ali, em qualquer lugar”, de 2001, só com versões de Rita Lee para músicas do quarteto de Liverpool. Depois, “Pra você eu digo sim (If I fell)” ainda apareceu nas vozes de Cídia e Dan em “Como uma onda”.

“O Clone” – 2001
Jose Alberto El Canario

Uma versão em espanhol para “And I love her” apareceu na novela que contou a história de Jade (Giovanna Antonelli) com Diogo e Lucas (Murilo Benício). A música “Mi gran amor” é cantada por Jose Alberto El Canario.

“Coração de Estudante” – 2002
Cássia Eller

O tema das cenas com festas dos estudantes na novela de 2002 era cantado por Cássia Eller. A música “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” é título do álbum dos Beatles de 1967. A novela contava a história de Edu (Fábio Assunção), Lipe (Pedro Malta) e  Clara (Helena Ranaldi).

“Desejos de Mulher” – 2002
Rita Lee

A segunda música do álbum “Aqui, ali, em qualquer lugar”, de Rita Lee, a aparecer em novelas foi “Minha vida”, versão da artista para “In my life”, em “Desejos de mulher”. A faixa era tema dos personagens Virgínia (Silvia Pfeifer) e Ariel (José Wilker).

“Como uma Onda” – 2004
Cídia e Dan

O registro de Cídia e Dan para “If I Fell” foi o primeiro de uma série de interpretações de Beatles em novelas do cantor inglês com família brasileira. Os dois tinham acabado de participar do reality show “Fama”. A versão da letra é a mesma gravada por Rita Lee em 2001.

“O Profeta” – 2006
Liverpool Kids

Os Liverpool Kids, grupo com Dan Torres, ex-“Fama”, emplacou duas músicas dos Beatles em sequência em novelas da TV Globo. A primeira foi “I need you”, de George Harrison, para a novela de 2006 estrelada por Thiago Fragoso.

“Duas Caras” – 2007
Liverpool Kids

A segunda música seguida dos Liverpool Kids, grupo de Dan Torres, para novelas da Globo foi “Yesterday”, de Paul McCartney. A faixa fez parte da novela de 2007 que contou a história da vingança da jovem Maria Paula (Marjorie Estiano) contra Marconi Ferraço/Adalberto Rangel (Dalton Vigh).

Fonte: G1
Via: @FlavyaPereira

4 Respostas para “Música dos Beatles na trilha de novelas da Rede Globo não é nenhuma novidade

  1. São tantas versões…Obrigda pela dica de Help com Caetano Veloso. Tinha me esquecido! Ficou lindo. Também adoro a versão de
    Ronaldo Bastos para Till There was You., que mesmo não sendo de Lennon e MacCartney, é a cara deles. Nâo conhecia a versão de
    Simony. Só mesmo a de Beto Guedes, um amigo especial. E por falar em versões, fica a sugestão de Milton Nascimento cantando Norwegian Wood com…Beto Guedes.

  2. Lembro-me vagamente de algumas dessas novelas, porque parei de assistir novela há muito tempo. Não acredito que a abertura de Laços de Família era uma versão de Girl. Deus, quando essa novela era exibida, é quase certeza de que eu nem era nascida, e se fosse, tinha no máximo dois meses e meio de vida! Outra de que me lembro vagamente é de Coração de Estudante, e novamente, uma surpresa, porque dessa novela apenas o título me é familiar. Eu nunca fui muito ligada em novelas. Não vejo graça. Ah, e claro, O Profeta. Sim, O Profeta é a única de que me lembro com detalhes. Eu assistia vários capítulos. Era uma das poucas de que gostava. Mas fiquei surpresa de novo. I Need You tocando na novela e eu lá, com cinco anos, sem nem desconfiar. Como eu queria fazer parte da estatística dos nove entre cada dez beatlemaníacos que conheceram a banda por influência paterna… Bom, ao menos meu pai sempre ouviu rock. Beatles, não com muita frequência. Soube mês passado uma história sobre a “discoteca” (aja CDs) que ele tem aqui em casa e descobri que um desses era uma coletânea ORIGINAL com músicas da carreira solo de ninguém mais, ninguém menos que JOHN WINSTON LENNON. Pirei. Pedi para ele caçar logo o CD dentro daquela caixa empoeirada, irritada por ele só ter me contado sobre o CD naquele momento. Mas depois ele me contou algo que me deixou chocada e me deu vontade de me dar um tapa na minha própria cara (por que cargas d’água temos que ser tão burros quando somos crianças?!). De acordo com ele, eu adorava pegar os CDs e arranhá-los no chão. Aí o ódio foi de mim. Hoje o CD é meu. Está um pouco arranhado (por culpa minha!), mas os arranhões afetam apenas duas músicas. Infelizmente, isso faz diferença. Enfim, foco. Preciso expressar minha opinião sobre a versão de Lucy in the Sky para essa novela. Quando eu li a matéria daqui que dizia que a música estaria na abertura da novela, praticamente fiquei contando os minutos para a estreia da tal novela. Quando a abertura finalmente começou, senti minhas expectativas murcharem. Tipo quando você fura uma bola. Não que a versão seja de todo ruim, mas, meu Deus, eu esperava uma versão com ritmo. Minha irmã ficou lá no outro quarto, berrando para mim que a abertura começou. Meu pai até perguntou a ela se era Beatles, ouvindo a minha empolgação. Mas ao final, fiquei bem irritada, porque vai ser difícil me fazer engolir uma versão dessa canção cantada de forma lenta daquele jeito. Perdoem-me aqueles que gostaram, mas realmente não gostei. Há versões tão incríveis de músicas dos Beatles! Adoro as da Rita Lee e já encontrei aqui mesmo no Beatles College (semana passada, acho. Talvez tenha sido antes – não sou muito boa com datas) uma versão punk rock de Help! que gostei muito e estava quase para baixá-la no meu celular. Mas a internet inventou de cair e a bateria do notebook acabou, então ainda não pude comentar.Talvez eu consiga suportá-la se fizer um esforço, não sei. Até agora, continuo meio revoltada, porque é uma música da fase psicodélica dos Beatles. Lucy in the Sky é um conjunto maravilhoso de ritmo, vocal e uma das letras nonsense mais incríveis que eu já vi. E não é necessário dizer que eu NÃO vou assistir essa novela (e esse fato não tem nada a ver com a abertura. Só não assisto/detesto novela. Simples assim). Minha mãe, em compensação…

    Abraços.

  3. Pingback: Nova novela da Globo terá Beatles na abertura | The Beatles College

  4. Pingback: ‘Não dá para melhorar Beatles’ diz cantor que interpreta tema de abertura da novela “Império” | The Beatles College

Deixe um comentário

