Galeria

Há 21 anos, Paul McCartney atravessava a Abbey Road para a capa de “Paul is Live”

Em 22 de julho de 1993, Paul McCartney realizou uma sessão de fotos na famosa faixa de pedestres de Abbey Road, para a capa de seu disco ao vivo “Paul Is Live”.

paul-mccartney-paul-is-live

Ao contrário do que muitos pensam, a sheepdog que acompanha Paul não é a Martha mas sim um de seus descendentes, chamado Arrow. A foto, assim como o título do disco, é uma brincadeira de Paul McCartney com as pistas da famosa teoria conspiratória conhecida como “Paul Is Dead”.

41BMQS09H4LNa placa do fusca, onde se lia “28IF”(que na verdade era 281F – três números e uma letra), na foto de “Paul Is Live” lê-se 51IS (ou 511S), indicando que naquela ocasião ele tinha 51 anos.

Se na capa de Abbey Road, Paul aparece descalços e com os olhos fechados, nessa ele usa botas e está com os olhos bem abertos. Outro detalhe é o cigarro que aparece em sua mão direita na foto de 1969, sendo que ele é canhoto. Na foto de 1993, Paul segura o cachorro com a mão esquerda. A conspiração com a capa de Abbey Road apontava ainda para o passo diferente de Paul McCartney,  com relação os outros três Beatles, que estavam com o pé esquerdo à frente. Em Paul Is Live, ele aparece com a pé direito no chão e a perna esquerda levantada. O carro da polícia que aparece em Abbey Road seria (segundo a teoria, claro) uma referência ao suborno que os Beatles pagaram à polícia nos anos 60, para omitirem a morte de Paul. Em Paul Is Live, a viatura não aparece.

1044578_10200708482626271_1355274729_n

A foto foi foi feita por Linda McCartney, mas fica bem claro que a capa é uma colagem em cima da foto original de 1969. Em 1993, a linha de divisão de fluxo (faixa central que divide as duas pistas) já tinha mudado o formato e para não perder completamente a característica da foto dos Beatles, o designer Erwin Keustermans elaborou a montagem.

003“Paul Is Live” foi lançado na Inglaterra em 15 de novembro de 1993, baseado em sua “New World Tour”.

Por Edcarlos da Silva
@edcarlosdasilva

Anúncios

5 Respostas para “Há 21 anos, Paul McCartney atravessava a Abbey Road para a capa de “Paul is Live”

  1. Alguém achava que aquele cachorro era martha???Martha seria a Matusalém dos cães

    • Exato, Clara. Martha morreu em 1982. Mas pra vc ter uma ideia, ainda tem gente que acha que é ela. Pior: tem gente que vê a imagem de divulgação, não lê o artigo e sai achando que é ela.

  2. No comeciiiiiinho da minha beatlemania, tinha uma certa “implicância” com o Paulie. Foi “Paul is Live” que me fez gostar do Sir! =P

  3. Pingback: Foto da capa de “Abbey Road” completa 44 anos | The Beatles College

  4. PM faz simbólica essa travessia > Abbey Road > Paul is live.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s