Galeria

Conjunto gaúcho já teve os Beatles como plateia

Conjunto Farroupilha obteve fama internacional na década de 1960 e os Beatles pararam para observá-los durante ensaio na BBC.

noticia43249

Um conjunto musical tradicionalista do Rio Grande do Sul que ganhou notoriedade internacional na década de 1960 chamou a atenção dos Beatles, que pararam para ver, por trás de uma porta, o ensaio dos brasileiros para uma gravação na sede da BBC em Londres. Eles foram observados pelo quarteto de Liverpool quando cantavam um samba de Tom Jobim, como contou o maestro Tasso Bangel, que pertenceu ao Conjunto Farroupilha.

“Estávamos na BBC de Londres, nos aprontando para gravar um programa pilchados (trajados com roupas típicas do Rio Grande do Sul) cantando samba. Estávamos ensaiando Samba de uma Nota Só, e lá no cantinho da parede tinha três cabecinhas, uma em cima da outra, no vão de uma porta. De repente a Estrela Dalva, a minha cunhada, perguntou ao produtor quem estava lá nos olhando há tanto tempo. Ele disse que não sabia quem eram aquelas figuras, que parecia que o nome deles era Beatles, uma coisa assim”, contou o músico que atualmente vive em Porto Alegre.

DSC02757

Ainda nos anos 1950, o Conjunto Farroupilha saiu do Rio Grande do Sul para viver entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Atuaram em cinema e ganharam programas no rádio e na televisão, mas nunca abandonaram as músicas da terra natal. O grupo se apresentou no exterior em eventos promovidos pela antiga Viação Aérea Rio-Grandense (Varig), na época uma das principais companhias aéreas do continente.

“Estou falando de 1956, 57, 58. A Varig era praticamente dona dos céus das Américas, fora o mundo que ela estava abrindo”, conta.

O Conjunto Farroupilha  tocou por 43 anos. Bangel  formou outros grupos de música e neste ano ganhou o Prêmio Açorianos de melhor arranjador. “Me orgulho de sermos gaúchos e divulgarmos a música gaúcha do jeito que nós divulgamos”, diz Bangel.

Assista ao video do Conjunto Farroupilha aqui.

Fonte: G1

Anúncios

4 Respostas para “Conjunto gaúcho já teve os Beatles como plateia

  1. Bom dia.

    “Parece que o nome deles é Beatles, alguma coisa assim”. Cantar um samba e ser observados por ninguém mais, ninguém menos, que os Beatles. Espero que hoje eles tenham uma boa ideia da sorte que tiveram. E eu aqui, torcendo para ver Paul ao vivo desde os onze anos. Esperar, fazer o quê. Também não vejo a hora do Ringo dar as caras aqui pela capital, mas acho que o Paul vem antes. Não sei.

    Abraço.

  2. Eduardo elias Bueno

    Nunca abandonaram a música da terra natal, Tom Jobim era gaúcho??? Desperdiçaram a chance de mostrar aos beatles o som do Rrrio Graaannnde.

  3. O Brasil sempre Inovou na Música,infelizmente,conjuntos vocais como Os Farroupilhas,Trio Irakitan,Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano,não são conhecidos pela geração de hoje em dia.Os Demônios da Garoa,ainda aparecem na mídia.Eduardo,hoje em dia a Música Regional,faz parte do Mundo,e não só na sua ou na minha cidade natal.

  4. O Brasil sempre Inovou nas Artes.Infelizmente os conjuntos vocais como Os Farroupilhas,Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano,Trio Irakitan,e outros não são conhecidos pela minha geração,que tem 30 anos,ou do pessoal de 20 anos,que estão nessa Pasmaceira Musical dos dias de hoje em dia.Os Demônios da Garoa ainda aparecem na televisão.Senhor Eduardo Elias,a música é Universal,não é Gaúcha,Carioca,Paulista e nem Nordestina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s