Galeria

Há 50 anos, Jimmy Nicol substituía Ringo Starr nos Beatles

James George Nicol ficou conhecido no mundo Beatle como Jimmy/Jimmie Nicol, o baterista que substituiu Ringo Starr em parte da turnê de 1964.

No começo de junho de 1964, um dia antes dos Beatles saírem em turnê pela Escandinávia, Holanda e Austrália, o baterista Ringo Starr teve de ser hospitalizado com uma crise de amigdalite. Como seria impossível desmarcar essa turnê em cima da hora e mesmo contrariando a vontade dos outros 3 Beatles, o empresário da banda, Brian Epstein e mais o produtor George Martin, sugerem ao grupo contratarem um baterista de estúdio.

O escolhido para essa empreitada foi o baterista inglês, Jimmy Nicol. É claro que além de ensaiar na corrida as músicas do repertório escolhido, passou por uma aclimatação Beatle, tendo seu cabelo cortado no estilo da banda à época.

Depois de recuperado, Ringo se juntou à banda na Austrália. Pela sua contribuição, Jimmy Nicol recebeu 500 libras esterlinas e um relógio de ouro Eternamatic com a gravação “From the Beatles and Brian Epstein to Jimmy – with appreciation and gratitude”.

Jimmi esperava que sua breve participação na banda ajudasse em sua carreira musical, mas viu seu nome ser esquecido logo após a volta de Ringo ao grupo. No ano seguinte, a falta de sucesso levou Nicol à falência e mesmo com a rápida fama alcançada com o grupo “The Spotnicks”, o baterista abandonou por completo a carreira musical em 1967, chegando ao ponto de recusar-se a comentar sua ligação com os Beatles.

Uma fase do próprio Jimmy:
“Os rapazes foram muito gentis mas eu me sentia como um intruso. Eles me aceitaram, mas não podemos entrar assim num grupo como aquele — eles têm sua própria atmosfera, seu próprio senso de humor. Algo que não é fácil para alguém de fora se adaptar.”

Fonte: Banjomanbold

Anúncios

5 Respostas para “Há 50 anos, Jimmy Nicol substituía Ringo Starr nos Beatles

  1. Robertha Carneiro

    Ele merecia ter recebido um apoio maior p ter continuado sua carreira! ;=)

  2. Coitado… Mas é assim Ringo nunca deixa de ser o Ringo e era impossível eles esquecerem simplesmente Ringo e tratarem o Jimmy de igual modo e com a mesma à vontade com Ringo ou seja como se já o conhecessem à muito tempo o que não era o caso…!!!
    Esta é a minha opinião mas de certeza que cada um tem a sua opinião.

  3. Adriano Araújo - Americana sp

    Bom dia

    Na entrevista dos quatro, o Jimmy parece que tá doidão, toda hora que o Lennon responde a uma pergunta com um piada, o Jimmy esmurra a mesa, kkkkkkkkkkk

    Parecia ser um cara gente boa, bem que podeia ter ajudado os Beatles nos estúdios.

    grande abraço

  4. Ringo é o Ringo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s