Galeria

Curiosidades sobre a canção “I Will”

“I Will” foi lançada no álbum The Beatles ou “Álbum Branco”, de 1968. Em contraponto com a faixa anterior, “Why Don’t We Do It in the Road?,” que contém um apelo sexual, “I Will” é mais romântica.

7a1f31353f4917ccf0fa55c3fbe67439

A harmonia da canção, Paul fez ao ler no jornal que um crítico escreveu, dizendo que os Beatles nunca mais fariam baladas como “Yesterday.” O tema de “I Will” ou “Eu Irei,” é bem o estilo “McCartney” de escrever suas canções de amor. Na letra ele diz que ele fará o que for preciso para ficar com ela e amá-la, dizendo que a amará para sempre, de todo seu coração, mesmo quando estiverem longe um do outro.

A sessão de gravação se tornou uma sessão de ensaios, produzindo uma curta canção, “Can you take me back,” que acabou entrando no final de “Cry Baby Cry.” Assim como a canção “Los Paranóias,” lançada no disco 3 do “The Beatles Anthology.”

PM acoustic“I Will” levou 67 takes para se gravada. George Harrison, não participou da faixa, pois estava começando “Piggies” no estúdio ao lado, em Abbey Road. Um “baixo com a voz” foi realmente feito por Paul McCartney que gravou com a boca acompanhando os graves do violão, adicionando um efeito de “overdub” e mais alguns efeitos. Se ouvir atentamente, perceberá que não é um baixo comum. Uma versão alternativa de “I Will” aparece no “Anthology 3”. Essa versão foi o primeiro take a ser gravado em 1968. Instrumentos tocados por Paul McCartney: vocal, violão, baixo com a voz; John Lennon tocou percussão com pedaço de madeira, enquanto Ringo Starr tocou chimbal, bongôs, maracas.

CURIOSIDADES

  • No documentário “The Beatles Anthology”, McCartney, Harrison, e Starr estão em um momento de boa, descansando. Starr pergunta a McCartney sobre quais canções ele escreveu na Índia e McCartney responde, “I Will.” Então Harrison começa a tocá-la em seu ukulele, enquanto Starr e McCartney começam a harmonizar a canção.
  • “I Will” aparece no filme romântico de 1994, estrelado por Annette Bening e Warren Beatty, “Segredos do Coração” (The Love Affair).
  • “I Will” está em versão reggae no disco “Read My Lips” de Tim Curry.
  • Uma versão similar do riff aparece na canção “My Best Friend’s Girl” da banda The Cars.
  • A versão de Diana Ross aparece no disco de retorno “I Love You”, de 2007.

Fonte: O Baú do Edu

Anúncios

4 Respostas para “Curiosidades sobre a canção “I Will”

  1. Li em algum lugar que “I Will” foi escrita para Linda. Na verdade, uma das primeiras canções de Paul escrita para ela… Confere a informação?
    PS: Amo demais essa música!!!

    • Acredito que não, Bia. Acho que na época, o Paul ainda tava com a Jane.

      • João Arnaldo

        Algumas datas para facilitar as conclusões:

        15 de maio de 1967 – Paul se encontrou com Linda pela primeira vez, durante uma apresentação de Georgie Fame and the Blue Flames, no Bag O‘Nails (https://beatlescollege.wordpress.com/2012/06/27/os-beatles-e-as-festas-a-fantasia-de-1967/);

        19 de maio de 1967 – Linda está entre os fotógrafos convidados para a festa de lançamento de Sgt. Pepper’s, na residência de Brian, na Chapel Street;

        14 de maio de 1968 – Paul encontra Linda durante uma das entrevistas nos EUA para o lançamento da Apple (Linda escreveu o número do seu telefone em um cheque em branco e entregou a Paul);

        07 de junho de 1968 – Paul e Jane comparecem ao casamento de Mike McCartney, irmão de Paul;

        20 de junho de 1968 – Paul estava em Los Angeles e telefonou para Linda, que saiu de Nova Iorque no dia seguinte e foi encontrá-lo;

        20 de julho de 1968 – Jane Asher, aparece no programa de Simon Dee, na BBC Television, chamado “Dee Time”, e anuncia que o noivado com Paul tinha terminado;

        Mas, atenção: quem Jane pegou na cama de Paul (acompanhado do próprio, claro) foi a americana Francie Schwartz, com quem ele estava saindo desde 4 de junho de 1968.

        28 de julho de 1968 – Francie Schwartz programou as locações e acompanhou os Beatles para as fotos do “Mad Day Out”;

        16 de setembro de 1968 – iniciam-se as gravações de “I Will”.

        20 de outubro de 1968 – Paul voa com Linda para Nova Iorque, só retornando a Londres em 30 de outubro (trazendo-a a tiracolo, claro).

        Para quem foi “I Will”? Jane, Linda ou Francie ?

        Esse Paul McCartney…

  2. Com certeza foi pra Linda. O romance com Francie acabou no mesmo dia que Jane pegou do dois na cama ( parece que Francie fez questão de mostrar que ele estava saindo com ela) e Paul não gostou. Porem, não tenho total certeza. Já vi em vários lugares que foi escrita para a Linda, assim como todas as musicas a partir dai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s