Galeria

“Love Me Do – 50 Momentos Marcantes dos Beatles”

Ao fim da leitura do livro Love me do — 50 momentos marcantes dos Beatles, a grandiosidade do grupo, exaltada inúmeras vezes ao longo das páginas, não se limita a 50 momentos memoráveis. Mas a difícil tarefa realizada pelo escritor e jornalista Paolo Hewitt cumpre a cronologia, despertando no leitor a curiosidade e exclamações de surpresa ao deparar-se com a riqueza de detalhes, como a descrição da cena do primeiro encontro do grupo com o cantor Elvis Presley. Logo nos capítulos iniciais, tem-se a impressão de que o autor esteve onipresente no cotidiano da banda, o que camufla o fato de ser mais um livro sobre os garotos cabeludos de Liverpool.

CAPA2

“Sempre quis escrever uma biografia da banda, mas, como há tantas por aí, deixei de colocar em prática o projeto. Foi somente com o aniversário de 50 anos chegando que vi uma forma de fazê-la”, revela o escritor em entrevista ao Correio. Hewitt aproveitou a data comemorativa para fazer algo diferente. Auxiliado pelos amigos Mark Lewinson, o maior expert do mundo em Beatles, e o escritor Simon Wells, selecionou os 50 eventos mais marcantes dos Beatles.

Hewitt levou um ano para escrever o livro. Realizou uma pesquisa detalhada para montar um caleidoscópio de relatos sobre a banda mais famosa do mundo. “Em 1963, aos 5 anos, ouvi Os Beatles pela primeira vez. Na minha adolescência, li e colecionei vários livros sobre a banda. Assisti a muitos documentários. Com os anos, quando comecei a escrever o livro, tinha uma boa coleção pessoal. Também visitei a British Library e ainda li muitos outros livros sobre eles”, conta o autor. Sob olhares diversos de quem escreveu e conviveu com o grupo, Hewitt constrói a personalidade de John, Paul, de George e de Ringo. O jornalista faz questão de trazer o contexto das falas e ainda realiza análise do que foi dito quando necessário. Juntou cada pedaço esquecido da história dos Beatles em biografias e reportagens para escrever a sua versão.

beatles3_2360686b

“Tão fascinantes hoje em dia quanto no auge, na década de 1960, os Beatles estarão para sempre enraizados na cultura popular mundial. Sua influência se espalhou por gerações de fãs e músicos e ecoa ainda hoje, mais de 50 anos após o lançamento de seu primeiro compacto, “Love Me Do”, em 1962. Da infância na dura Liverpool pós-guerra, passando pelos anos mais loucos e chegando até a reunião dos integrantes da banda na década de 1990, Paolo Hewitt narra 50 momentos definidores da carreira dos Beatles — os bons, os maus e os feios.

Os comentários sagazes do autor exploram as proezas juvenis do grupo, o estilo de vida glamoroso, o encontro com astros como Bob Dylan e Elvis Presley, além de seu espantoso salto artístico, indo da simples “Love Me Do” à sofisticada “Tomorrow Never Knows” em apenas três anos. Lançando nova luz sobre a banda “mais popular que Jesus”, esta obra oportuna captura os momentos nos quais quatro figuras notáveis se uniram para criar algo realmente extraordinário.”

Fonte: O Baú do Edu

Anúncios

Uma resposta para ““Love Me Do – 50 Momentos Marcantes dos Beatles”

  1. Vou procurar para ler. Porém, já existe um livro sobre os Beatles também chamado Love me Do. Em português recebeu o nome de “Me Ama, tá?” Eu o comprei em 1967. Não conseguia parar de ler. O autor segue os Beatles durante uma tour pelos Estados Unidos e vai nos contando o que vê. No final minha Beatlemania tinha subido às alturas. O livro mostra como eram ( são) originais em tudo. E os compara com seres do futuro tirado de um capitulo do livro A Máquina do Tempo. Enfim, mostra o que sinto. Eles não nada comuns. E talvez nunca saberemos tudo pois ainda hoje nos surpreendem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s