Galeria

A história da canção “Nowhere Man”

A canção “Nowhere Man” nasceu dos sentimentos de isolamento de John Lennon em sua casa, em Weybridge, onde ele tinha um pouco de sossego depois da loucura da beatlemania e onde passava horas sozinho. Sempre se presumiu que a música fosse sobre alguém específico, porém, John afirmou que ele mesmo era o “homem de lugar nenhum”. 

Segundo Lennon, ele estava desesperado por não conseguir compor mais alguma coisa para o disco Rubber Soul, depois de escrever sem parar por mais de cinco horas. “Eu estava sentado, querendo criar uma música. Então, pensei em mim, sentado ali, sem fazer nada e sem ir a lugar nenhum. Com esse pensamento, o resto foi fácil. As ideias foram saindo”, John recordou. “Não, agora me lembro: na verdade eu tinha tentado fixar o pensamento em qualquer coisa. Não saía nada. Fiquei cansado e resolvi ir deitar-me, desistindo daquilo. Então me imaginei como o Nowhere Man – sitting on his nowhere land“.

1

John Lennon em sua casa, em Weybridge, em 1967.

No dia seguinte, quando Paul McCartney chegou à casa de John para começarem a compor, ele encontrou John Lennon dormindo. Segundo McCartney: “Quando saí para escrever com ele no dia seguinte, ele estava deitado no sofá, com o olhar perdido. Era uma música realmente muito não-John. Ele me contou depois, não tinha contado na época, que a havia escrito sobre ele mesmo. Sentia que ele não iria a lugar nenhum. Eu acho que na verdade foi sobre a situação do casamento dele. Foi em um período em que ele estava um pouco insatisfeito com o que vinha acontecendo; entretanto, o levou a uma canção muito boa. Ele a fez como uma canção na terceira pessoa, mas ele foi esperto o suficiente para dizer, ‘Ele não é um pouco como você e eu?‘ – Sendo “eu” a última palavra”.

2

As gravações ocorreram nos dias 21 e 22 de outubro de 1965. No primeiro dia, após um período de ensaios e algumas tentativas, John percebeu que precisaria trabalhar um pouco na música. No dia seguinte, após algumas mudanças, finalizaram a gravação de “Nowhere Man”.

A canção entrou para o repertório dos Beatles e foi uma das músicas executadas durante o último concerto da banda, no Candlestick Park, em San Francisco, no dia 29 de agosto de 1966. Confira abaixo os Beatles tocando “Nowhere Man” no Candlestick Park:

Por André Franco
@beatlepedia

beatles college

Uma resposta para “A história da canção “Nowhere Man”

  1. Lindo. O show com o som ruim mesmo assim é bom demais de ouvir. Como conseguiam cantar e tocar com todo o barulho é um mistério. A poltrona me pareceu rasgada…Não? Igual as de minha casa. No meu caso é devido as unhas afiadas dos gatos. Vai ver que a dele também. Tinha muitos gatos em casa, o menino gato John.

Deixe um comentário

