Galeria

Os álbuns do “The U.S. Albums” não são exatamente os “The U.S. Albums”!

01-Tarja 50 anos

Em 17 de dezembro de 2013, a Beatles College anunciava futuro lançamento dos Beatles: O box The U.S. Albums (Clique AQUI para conferir).

Nos dias 20 e 21 de janeiro, a Apple e a Capitol lançaram com estardalhaço, para comemorar os 50 anos da chegada dos Beatles aos EUA, a Caixa “The Beatles The U.S. Albums”. Lançamento primoroso, com 13 CDs contendo as versões mono e estéreo dos, supostamente, álbuns originais lançados na terra do Tio Sam, nos anos 60.

02-A Caixa

 

De deixar qualquer beatlemaníaco mais maluco ainda do que normalmente já é. Tem até livreto de 64 páginas. Até a capa dos açougueiros tem (sobreposta por aquela que foi posteriormente lançada no “Yesterday And Today”). Tem as versões tanto mono quanto estéreo. Tem o selo dos CDs reproduzindo os selos dos vinis originais.

03-Os Álbuns

Aqui no Brasil, na data em que escrevo estas linhas, encontra-se a Caixa por R$ 672,90 (Site da Livraria Saraiva) e até oferta de R$ 572,00 (Site da FNAC), em 10 parcelas sem juros no cartão. Como bom consumista e apreciador dessas belezinhas beatle, saí logo à caça; cheguei a selecionar e colocar no carrinho de um site de vendas. Faltou pouco para concluir a compra. Ainda bem que fui pesquisar mais um pouco antes; ainda bem! Sabe por quê?

PORQUE A CAIXA NÃO TEM AS GRAVAÇÕES ORIGINAIS DAQUELES ÁLBUNS LANÇADOS NOS ESTADOS UNIDOS NOS ANOS 60!

Procurando avaliações em sites internacionais de vendas, fui alertado, por pessoas que já o tinham comprado, que a sonoridade das gravações estão mais próximas da série “Remasters”, que são as remasterizações das gravações originais dos álbuns INGLESES, que, por sua vez, diferem daquelas mixagens usadas nos álbuns americanos da época. O que se esperava da Apple/Capitol é que lançasse nessa caixa a mesma sonoridade das gravações originais americanas. Porém, perderam-se muitas das reverberações típicas dos álbuns americanos.

04-O Aviso

Folder de loja americana de venda de CDs alertando que, “ao contrário das informações de pré-lançamento fornecidas pela Capitol Records, a Caixa “The Beatles U.S. Albums” e os respectivos CDs que a acompanha NÃO contém as mixagens de áudio originais americanas”.

Consta que a loja instalou esse aviso depois de ter recebido várias devoluções do produto por parte dos americanos, após comprarem e descobrirem que as mixagens não correspondem ao que foi divulgado. Veja o verso da Caixa, onde está anunciado “13 álbuns americanos ORIGINAIS”:

05-O verso da Caixa

Quem serão os responsáveis por essa bobagem? Será que imaginaram que os especialistas em música beatle não conhecem cada uma das mixagens? Isso já está sendo motivo de comentários em nível mundial.

Nós já começamos.

Abraços.

Por João Arnaldo

Link relacionado: https://beatlescollege.wordpress.com/2014/01/20/o-desrespeito-da-capitol-com-a-discografia-dos-beatles/

Anúncios

2 Respostas para “Os álbuns do “The U.S. Albums” não são exatamente os “The U.S. Albums”!

  1. Para as mixagens originais estadunidenses, comprar as caixas “Capitol Albums Vol. 1” e “Capitol Albums Vol. 2”.

    • João Arnaldo

      Exatamente, Gabriel. Porém, com a ressalva de que essas duas Caixas da Capitol possuem, juntas, apenas 8 álbuns, e a recém-lançada contém 13.

      Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s