Galeria

O dia em que os Beatles destruíram o palco do Kaiserkeller

Um dos grandes problemas de se tocar em Hamburgo, eram os palcos. Mesmo quando o lugar era muito disputado entre as bandas não se podia esperar muito além de umas tábuas de madeira empenada apoiadas em caixotes vazios de Schweppes. Com o Kaiserkeller, clube em que os Beatles estavam tocando, não era diferente. Além da precariedade da construção, o Kaiserkeller possuía um outro problema com o palco. Pouco depois dos Beatles terem chegado a Hamburgo, os Seniors tinham estourado a plataforma, fazendo o palco pender para um lado sempre que alguma apresentação estava acontecendo. Bruno Koschmider, o dono, prometia contratar alguém para fazer o conserto, mas a promessa nunca se concretizara. Sabendo que isso provavelmente nunca aconteceria por conta própria, os Beatles decidiram dar uma pequena ajuda ao patrão, e arrumar um jeito de quebrar o que ainda restava do palco.

1

Rory Storm and the Hurricanes em frente ao Kaiserkeller

O método mais seguro que encontraram para acabar com o palco do Kaiserkeller era as batidas de pé. Castigar as tábuas do palco com os saltos das botas de cowboy enquanto tocavam rock’n’roll no volume máximo era uma forma sutil de protestar contra as condições de trabalho, e o plano começou imediatamente, rendendo até uma aposta entre os grupos para ver quem seria o primeiro a quebrá-lo. Os primeiros a tentar foram os Beatles, com uma apresentação furiosa de Roll Over Beethoven. Quando John começava a cantar o refrão, Paul, George e Stuart começavam a bater os pés no chão com os saltos das botas freneticamente. A cena se tornara mais engraçada ainda pelo fato dos três integrantes irem para o centro do palco aplicar os golpes nas tábuas, porque se acreditava que era o lugar mais frágil para acabar com o cenário. Perto do fim da semana, após inúmeras pancadas dos Beatles e do Rory Storm and the Hurricanes, banda de Ringo, uma pequena fissura se abriu nas tábuas. Em uma conversa sobre o assunto, decidiram que o fim definitivo daquele velho palco seria na sexta-feira.

2

Quando a grande noite chegou, eles fizeram de tudo para derrubar o palco, batendo com os pés no chão com toda a força. Como Pete Best lembra, “ele [o palco] continuava firme ali e ficamos frustrados”. Depois de quatro blocos de músicas e muitas pancadas nas tábuas, eles desistiram e atravessaram a rua para um café. Enquanto isso, a banda de Rory Storm subia ao palco, que já estava em más condições depois de tanto empenho da banda anterior. Exausto e sem obter o resultado esperado, Rory fez um último grande esforço e empurrou o pequeno piano para onde as tábuas pareciam mais frágeis. Depois de um enorme barulho, as tábuas começaram a se mover, formando um “V” ao redor de Rory e fazendo-o desaparecer. Em pouco tempo, todos os equipamentos começaram a escorregar para dentro do buraco. Bruno Koschmider viera correndo de seu escritório para ver o prejuízo. Furioso, ele afastou a banda do palco, e constatou que estava tudo perdido. A música ao vivo fora substituída por jukebox e os Hurricanes foram para o Harold’s se juntar aos Beatles e comemorar.

1

Ringo tocando na banda de Rory

Eles se reuniram em uma única mesa, pediram tigelas de flocos de milho com leite gelado e começaram a contar histórias, eufóricos com a vitória que tiveram contra Bruno Koschmider. De repente, as gargalhadas e brindes fora interrompidos pela porta abrindo bruscamente. Era Koschmider e seus seguranças. Eles foram acuando todos os integrantes contra as paredes, até que começaram a pular por cima das mesas, derrubando flocos de milho e leite para todos os lados, enquanto eram golpeados pelos seguranças de Bruno como castigo. No dia seguinte, ainda marcados pelas pancadas do dia anterior, todos chegaram ao Kaiserkeller um pouco mais cedo que o esperado. Estavam ansiosos para ver o novo palco que os esperava para o show. Para a decepção de todos, não havia mudado muita coisa. O velho palco fora apenas consertado provisoriamente, com algumas tábuas novas jogadas por cima dos mesmos caixotes de refrigerante, e cadeiras sendo usadas como suporte. Mais uma vez, os Beatles teriam que subir ao palco sem reclamar e tocar rock’n’roll, ou o sonho de gravar um disco e tocar em grandes palcos acabaria muito antes do esperado.

4

Os Beatles no Harold’s Cafe.

Por André Franco
@beatlepedia

beatles college

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s