Galeria

Nova York marcou para sempre a história dos Beatles

Em 1964, os Beatles fizeram apresentação na TV americana e viraram febre. Jardim Strawberry Fields é maior ponto de encontro dos fãs dos Beatles.

beatles-by-hulton-archive_getty

(Matéria exibida no Jornal Hoje de 08 de fevereiro de 2014)

O tradicional Hotel Plaza, na esquina do Central Park com a Quinta Avenida, em Nova York, foi o primeiro endereço dos Beatles na cidade que marcou para sempre a carreira da banda. Eles ficaram hospedados no 12º andar do prédio que tem uma vista privilegiada do parque e é um dos símbolos d a cidade.

Os Beatles já faziam sucesso na Europa e estavam ansiosos para conquistar a América. Poucos meses antes, Ed Sullivan, apresentador de um dos mais populares programas de TV americanos, ficou impressionado ao ver o alvoroço das fãs da banda no aeroporto de Londres e ofereceu US$ 10 mil por três shows em Nova York.

A grande estreia foi num teatro da Broadway, a poucos quarteirões da Times Square, e ainda hoje um dos pontos mais movimentados da cidade. Às 20h do dia 9 de fevereiro de 1964, os Beatles fizeram a primeira apresentação ao vivo na TV americana e viraram uma febre, espalhando a beatlemania pelo mundo.

BEATLES FIRST US VISIT 1964

Setenta e três milhões de pessoas viram o programa. Quase metade das casas americanas que tinham televisão estava sintonizada no mesmo canal, um recorde na época. Os Beatles apareceram na TV por três domingos seguidos.

A viagem ainda teve shows em Washington, Miami e no Carnegie Hall, em Nova York, antes da volta para casa, duas semanas depois. Thomas Macfarlane tinha quatro anos na época e lembra do programa na TV.”Era algo muito diferente, impactante. foi algo mágico, sabe”.

Hoje, ele é professor de música da Universidade de Nova York e autor de três livros sobre os Beatles.

Foi um período turbulento. Eles chegaram pouco depois do famoso discurso de Martin Luther King e do assassinato do presidente Kennedy, tudo mostrado pela televisão. O show na TV deu projeção à música deles e a música deles influenciou o mundo pela variedade de estilos.

05

Os Beatles fizeram várias turnês pelos Estados Unidos até 1966, quando pararam de fazer grandes shows.  Em 1969, Lennon casou com Yoko Ono. Com o fim da banda, eles se mudaram para Nova York em 1971 e mantiveram a cidade no mapa da história dos Beatles.

Primeiro, moraram no número 105 da Bank Street. Depois, no imponente edifício Dakota, de frente ao Central Park, um dos prédios mais fotografados do mundo. Em 1980, Lennon foi assassinado por um fã na porta de casa.

A poucos metros dali, o jardim batizado de Strawberry Fields é o maior ponto de encontro dos fãs dos Beatles em Nova York. O mosaico de pedras portuguesas que homenageia a música imagine, da carreira solo de Lennon, continua atraindo milhares de turistas todos os dias.

A calçada é um pedido coletivo de paz na cidade onde a banda de maior sucesso da história viveu alguns de seus piores e melhores momentos.

Anúncios

3 Respostas para “Nova York marcou para sempre a história dos Beatles

  1. João Arnaldo

    Uma das grandes dificuldades nas fotos da história beatle é identificar os aeroportos onde se deram as subidas e descidas de aviões. Aqui não é diferente. A primeira foto não foi feita em Nova Iorque. Ela é da chegada em Heathrow, em 22 de fevereiro de 1964.

    Dirá o primeiro espertinho questionador: “Ora, como você pode saber disso com certeza, Arnaldo?”. Simples, respondo eu:

    a) Não é da chegada em Nova Iorque, porque a ordem de descida do avião, em 07/02/64, em NYC, foi a mesma da segunda foto: George, John, Paul e Ringo; não a sequência da primeira foto (Paul, George, John e Ringo).
    b) O que Paul tem debaixo do seu braço direito são LPs que ele trouxe dos Estados Unidos, e que só aparecem em duas sequências de fotos: quando eles embarcam em Nova Iorque, e quando eles descem em Londres, no aeroporto de Heathrow. A observação importante é que o embarque em Nova Iorque se deu à noite, e a segunda foto foi, nitidamente, feita de dia.

    Conclusão: só pode ser da chegada em Londres, pelo aeroporto de Heathrow, no dia 22 de fevereiro de 1964, por volta das 8h10 da manhã.

    Interessante esse tipo de análise das fotos, não acham ?

    Em tempo: faltou ligar este link das fotos feitas no Central Park, em 08 de fevereiro de 1964, sobre a menina no colo de John:

    https://beatlescollege.wordpress.com/2012/11/28/a-garotinha-no-colo-de-john-no-central-park-quem-e-ela/

  2. Pingback: 5 clipes que não existiriam se os Beatles não tivessem tocado no Ed Sullivan Show | The Beatles College

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s