Galeria

As dez melhores letras de músicas dos Beatles

Fazer esse TOP TEN é sempre complicado, porque a gente sabe que vai dar polêmica. Mas essa coluna foi feita para isso mesmo: pra gente debater (em bom nível) e conhecer a opinião de todo mundo. E para abrir a rodada de debates de hoje, eu vou propor a minha lista das dez melhores letras dos Beatles.

Para começar, meu critério para “melhores letras” foi: rimas inovadoras, que agradem aos ouvidos individualmente, mas enquanto trabalham em conjunto para transmitir a mensagem da canção.

linda-mccartney-8

“Ai ele rimou ‘calor’ com ‘verão em Salvador’ hahaha!”

Ou seja: “All You Need is Love”, por exemplo, é uma linda mensagem, talvez a mais duradoura dos Beatles. Mas como letra, a considero repetitiva demais para estar neste panteão abaixo.

LEMBRANDO: pra aumentar a discussão e as possibilidades, nessa coluna ficam valendo músicas da banda e das carreiras solos.

10 – Girl

Vocês vão reparar que não há tantas musicas de amor nesse TOP TEN. Mas nessa aqui, de sofrimento amoroso, John fez um jogo de palavras primoroso para descrever sua amada egoísta. Ou seria ele um bobão?

Destaque para os versos:

“Was she told when she was young that pain
Would lead to pleasure?”

*************

9 – Maxwell’s Silver Hammer

Quando Macca cisma de fazer algo, trabalha duro até conseguir. Esse é um exemplo de seu trabalho metódico: Paul escolhe palavras a dedo, rimando “quizzical” com “pataphysical” até construir a história que deseja.

Destaque para os versos:

“Rose and Valerie, screaming from the gallery
Say he must go free (“Maxwell must go free!”)
The judge does not agree and he tells them
So, o, o, o.”

*************

8 – Strawberry Fields Forever

Há quem goste mais dessa letra que eu. Mas não há quem goste mais de um certo verso dessa música que eu. E por isso, oitava posição do nosso Top Ten pra ela!

Destaque para os versos:

“Living is easy with eyes closed”

*************

8 – Beautiful Boy

Os versos de pai para filho desta letra são fofos, mas não é por eles que ela está aqui. Assim como na música acima, em apenas um verso, John conseguiu dar o maior conselho para toda a humanidade.

Destaque para os versos:

“Life is what happens while you are busy making other plans.”

*************

7 – Lucy in the Sky with Diamonds

Escrever uma letra é difícil. Mas escrever uma letra que por si só transmita um zilhão de imagens é fenomenal. Aqui John combina palavras incombináveis e cria expressões como “marmalade skies”

Destaque para o verso:

“Follow her down to a bridge by a fountain
Where rocking horse people eat marshmallow pies”

*************

6 – Blackbird

Essa música é bonita, né? Então você vai achá-la ainda mais bela quando souber que Paul escreveu pensando na luta das mulheres negras dos EUA em busca de seus direitos.

Destaque para os versos:

“All your life… You were only waiting for this moment to arise”

*************

4 – Working Class Hero

“Vai lá, trabalha, desgraçado!” É mais ou menos o que John diz aqui, da forma direta como tinha que ser. Um hino da classe trabalhadora, catucando na ferida, com uma frase mais ácida que a outra.

Destaque para os versos:

“There’s room at the top they are telling you still
But first you must learn how to smile as you kill

*************

3 – Hey Jude

Seus pais se separaram, seu pai anda meio doidão e não liga muito pra você. Aí aquele seu tio bacanão vem te visitar e o máximo que você espera dele é um cafuné, certo? Pois o tio bacanão Paul McCartney escreveu uma das canções mais famosas, lindas e belas de todos os tempos.

Destaque para os versos:

Nanananananannanana

“You’re waiting for someone to perform with
And don’t you know that is just you?”

*************

2 – The End

Não precisa escrever muito para dizer tudo. E com apenas uma frase, essa música virou epitáfio de milhares de túmulos pelo mundo inteiro e alcançou o pódio do nosso Top Ten.

 Destaque para os versos:

“And in the end
The love you take
Is equal to
The love you make”

*************

1 – Imagine

John foi o grande vencedor deste Top Ten. Emplacou 6 músicas e ainda garantiu o primeiro lugar com o hino da paz mundial. Aqui, talvez como nunca antes na história de músicas compostas por algum Beatle, a letra falou mais alto que a melodia. “Imagine” só é o que é porque sua letra é incomparável.

Destaque para os versos:

“Imagine there’s no countries
It isn’t hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too”

*************

E aí? Concorda com a seleção? Sentiu falta de alguma? Solta a voz!

Por João Resende
@jwresende

Anúncios

18 Respostas para “As dez melhores letras de músicas dos Beatles

  1. Eu tenho a letra de The End tatuada nos braços. Simplesmente perfeita!

  2. Ernani Carneiro Filho

    Fica muito difícil, parceiro. Eu por exemplo que passo o dia inteiro ouvindo os caras, agora mesmo estou em “Good Night” da dupla, cantada pelo Ringo. E tantas outras que virão, que não sei alinhar 10 delas. Abraços,

  3. Eu colocaria Something, com destaque para “Somewhere, in her smile, she knows That I don’t need no other lover” Acho simples, mas tocante!

  4. “Mas não há quem goste mais de um certo verso dessa música que eu.” Ah, há sim! E ela está aqui…

  5. Adriano Araujo - Americana SP

    Boa tarde à todos.

    Ótimo Top Ten.
    Mas na minha opinião colocaria “Rocky Raccoon” e tiraria “Maxwell’s Silver Hammer”
    Entrariam também “All things must pass” , “Happiness is a Warm Gun” , e pelo amor dos meus filhinhos, como você pode esquecer de “Within you Without you” ???????

    abraço.

  6. Faltou sim! Tradução! Ou será que todo mundo que gosta de Beatles é fluente em inglês? (Google tradutor? Esqueça.)

  7. imagine eu acho que nao deveria estar em primeiro lugar

  8. Eu trocaria “Girl” por Tomorrow Never Knows”, com destaque para:
    “Turn off your mind, relax and float down stream”

    E como tem músicas da carreira solo de John, eu trocaria “Beautiful Boy” por “Beware of Darkness”, do George, com destaque para:
    “Beware of the thoughts that linger winding up inside your head

  9. Lourdes Barros

    Concordo com a Eduarda. E acho dificílimo escolher as dez melhores letras dos Beatles entre tantas tão maravilhosas.

  10. Thaíse Assis

    Adorei a matéria!

    Compartilho dos sentimentos do Ernani Carneiro. Eu não encararia um TOP 10. Brave man, esse João Resende!

    Vou citar só algumas que pensei enquanto lia a matéria, pois se desse mais corda, não daria certo. Meu critério de seleção: inexistente. Ordem: Aleatória. Por motivos diversos, me vieram estas à cabeça.

    Across The Universe – Amo a forma como as palavras fluem e conectam-se tão deliciosamente nessa letra! É uma delícia de ouvir, de cantar, de ler.. Há versos brilhantes por aqui – ‘pools of sorrow, waves of joy’, ‘sounds of laughter, shades of life’, além das lindas adjetivações permitidas pela língua inglesa – ‘endless, restless, limitless’… que tornam tudo ainda mais melodioso.
    Adoro o peso em ‘possessing and caressing me’, ‘inciting and invinting me’, ‘on and on’, ‘on and on’… e o trecho ‘limitless undying love…’, para mim, é arrebatador.

    Julia – Gênio John ataca novamente com os versos verdadeiramente poéticos ‘Julia seashell eyes, windy smile’, ‘Her hair of floating sky is shimmering, glimmering…’ (!!!) Ou, ainda, ‘When I can not sing my heart, I can only speak my mind…’ Oh, John. Dear John!

    Because – Esta letra tão curtinha traz, para mim, uma profunda e intensa melancolia. Da euforia ‘because the world is round, it turns me on’ ao discurso melancólico ‘because the sky is blue, it makes me cry’, não episódico, inerente à alma humana. O conflito, a irresolução, o humano, enfim!

    Categoria ‘Hard Porn’ – Happiness Is A Warm Gun

    Categoria ‘Soft Porn’ – I want you (She’s So Heavy) – Okay, aqui o mérito não é da letra, foi só para fazer par com a categoria anterior.

    The Long and Winding Road – Por motivos óbvios: Lágrimas.

    Something – Porque ouvir George dizendo ‘the way she WOOOOS me’ não é para corações fracos.

    Okay, essa brincadeira não teria fim 🙂

    PS: ‘living is easy with eyes closed’ = estória da minha vida. PS²: Maxwell’s Silver Hammer – só mesmo os Beatles para fazerem uma música psicopata serial killer e a gente poder imaginar uma roda de criançinhas cantando-a, felizes.

  11. A lista ficou muito boa, mas senti falta de “While my guitar gently weeps”. Principalmente por causa do verso: “With every mistake we must surely be learning”

  12. Eleanor Rigby, é uma letra profunda, obscura, e absolutamente linda, In My Life, também merecia estar na lista!

  13. Ufa, mas que susto! Achei que a lista fosse acabar sem Imagine. Mas, cara, Eleanor Rigby é maravilhosa e totalmente fascinante. Tudo bem que aqui é questão de letra (e rima) mas Eleanor Rigby, além de ter uma letra linda, conta uma história inteira. Concordo com o Tiago, In My Life deveria estar também. “Some are dead and some are living” e “Some are gone and some remains”. E muito mais. Outra cuja ausência me deixou revoltada foi While My Guitar Gently Weeps. Afinal, “With every mistake we must surely be learning”! You’ve Got To Hide Your Love Away também fez falta. Mas enfim, são só dez, então não poderíamos encaixar tudo…

  14. Eu so nao gosto muito de While My Guitar, porque não e o George quem sola. E o Erick Clapton…

  15. Ué, só colocaram músicas da dupla Pail/John? E do George? Possui belas composições. Acho que esse top ten deveria ser separada a principio a partir da fase da banda, apesar do carater comercial que a banda tinha na época do ieieie, tem música boa la. Enfim, Beatles nunca é demais, dificil não gostar de alguma.

  16. marco a.b.santos

    Sempre chorei copiosamente ao ouvir Because,pois me vem à mente um homem em pé, numa cela, onde bem acima de sua cabeça há um espaço quadrado por onde ele vê um pedaço do céu, enquanto reflete sobre o que fez para estar ali.

  17. meu top 10, dos BEATLES MESMO, sem ser deles em carreira solo:

    10: Mr. Moonlight
    09: Rocky Raccoon
    08: Baby You’re A Rich Man
    07: We Can Work It Out
    06: Michelle
    05: Any time at all
    04: Soldier of Love
    03: Across the universe
    02: Hey jude
    01: Till there was you

  18. aaah, faltou You’ve Got To Hide Your Love Away…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s