Galeria

7 Filmes sobre os Beatles que todo fã deve assistir

Confira nossa coluna “Filme da Semana”.

Esta é uma lista diferente, quase um serviço militar musical de “utilidade pública”. O critério aqui é cronologia histórica. É bem verdade que até hoje não fizeram uma superprodução decente sobre os caras, mas, se você pouco sabe sobre a banda “mais famosa que Jesus Cristo”, esta lista lhe ajudará a conhecer melhor a escalada meteórica dos Beatles.

5047702167_f4737602f5_z

7. O Garoto de Liverpool (Nowhere Boy, Inglaterra/Canadá 2009): Mesmo não sendo um filme sobre Os Beatles, vale como registro por tratar-se de um período muito pessoal sobre a juventude de Lennon. John, então com 15 anos, aprende a tocar banjo, muda para o violão e monta, com colegas da escola, a banda “The Quarrymen”, através da qual conhece Paul e George. Apesar do fundo musical, o principal foco do longa está nas conturbadas relações entre o músico, sua mãe Julia e sua tia Mimi. A longa termina quando ele recebe seu primeiro passaporte para tocar na Alemanha com o grupo já batizado de Beatles.

6. Backbeat – Os Cinco Rapazes de Liverpool (Backbeat, Inglaterra/Alemanha 1994): Stu Sutcliffe era um péssimo baixista e artista plástico mediano. Mas graças à sua amizade com Lennon, fez parte dos Beatles no comecinho dos anos 60, quando eles só tocavam covers. O filme foca justamente neste período, quando a banda ficou três meses em Hamburgo, na Alemanha, se apresentando em bares. Stu abandonou o grupo para se dedicar à carreira de pintor, pouco antes deles gravarem o primeiro disco. Além de boas interpretações, o longa dirigido pelo britânico Ian Softley tem uma trilha sonora fabulosa que foi sucesso na virada dos anos 50 pros 60 e que muita gente nem conheceu.

5. Os Reis do Iê Iê Iê (A Hard Day’s Night, Inglaterra 1964): O primeiro longa estrelado pelos Beatles, com um orçamento razoável e em preto e branco. É quase um registro histórico sobre o auge da Beatlemania. A comédia musical poderia ter lançado um novo gênero cinematográfico, o “foot movie”, visto que os quatro rapazes passam o filme inteiro correndo (ou seria fugindo?) de produtores nervosos, fãs histéricos e parentes problemáticos. A trilha sonora é composta dos primeiros clássicos.

4. Febre de Juventude (I Wanna Hold Your Hand, EUA 1978): Em fevereiro de 1964, os Beatles fora à América pela primeira vez e se apresentaram no programa do Ed Sullivan. Seis beatlemaníacos (4 garotas e 2 garotos) viajam até Nova York no intuito de chegar perto dos rapazes, custe o que custar. Divertida comédia dirigida pela então estreante Robert Zemeckis, que ilustra bem a idolatria sem limites dos jovens da época, capazes de  colecionar as coisas mais absurdas ligadas ao Fab Four, sejam elas fezes ou um punhado de terra onde um Beatle pisou!

3. Yellow Submarine (Inglaterra/EUA 1968): Brian Epstein (considerado por muitos como o quinto Beatle) foi quem planejou uma animação que pretendia disseminar a beatlemania entre novas gerações. Os rapazes detestaram a ideia, que achavam imbecil. Negaram-se a dublar os personagens, mas, por motivos contratuais, foram obrigados a fazer a trilha sonora. A trama se passa num lugar chamado Pepperland, onde tudo respira música. Mas os malvados Blue Meannies querem acabar com a alegria de Pepperland e os Beatles são chamados para combatê-los.

2. Let It Be (Inglaterra 1970): Originalmente, a ideia era mostrar a banda criando um álbum em estúdio. Mas, quando começaram as gravações, os integrantes viviam em meio a uma série de conflitos. Um comentário disparado por Lennon durante as filmagens demonstra o clima tenso na ocasião: “Esse filme só mostra o Paul, foi feito sob medida, com ele sempre bonitinho diante das câmeras”. O documentário só foi lançado quando os Beatles já haviam se separado. A parte final traz um mini-show realizado no telhado do Apple Studios.

1.  Across The Universe (EUA 2007): 33 das melhores canções do Fab Four ganham novas e ousadas roupagens neste divertido musical, para contar uma envolvente história de amor. O filme vai das docas de Liverpool ao universo criativo de Greenwich Village en Nova York, das ruas tomadas pelos protestos em Detroit aos campos de batalha do Vietnã, recriando com delicadeza e psicodélica criatividade, o período turbulento do fim da década de 60.

Fonte: Getro

Confira nossa coluna “Filme da Semana”.

Anúncios

37 Respostas para “7 Filmes sobre os Beatles que todo fã deve assistir

  1. …e o “Magical Mystery Tour” e “Help”………………….guima number9…

  2. Olha, opinião própria. “Across The Universe”: totalmente dispensável. “O garoto de Liverpool” e “Backbeat”, apesar de não serem totalmente fieis a história, valem sim. “Febre de Juventude” é muito bom! Os outros, nem precisa comentar. Obrigatórios!

  3. Ficou faltando o “I’m Sam”
    Filme muito bacana!!!

  4. Marcos Ferreira

    Não sou um expert em filmologia sobre os Beatles, mas a lista não contém Help, Magical Mystery Tour e uma biografia focada em Lennon que tem muito da história do quarteto. Esta já foi, inclusive, anunciada nesse site: In His Life (The John Lennon History). Mas podemos excluir Help e Magical Mystery Tour, por não serem sobre eles – apenas foram estrelados por eles. Mas aí temos que excluir também A Hard Day’s Night. Então eu excluiria este e acrescentaria In His Life (The John Lennon History).

  5. Tambem concordo com o Valmir. I am Sam tem belissimas versoes.

  6. Across the universe é um lixo, só vale a pena pelas musicas deles.

  7. “two of us” apesar de nao se saber se o encontro aconteceu ou nao acho lindo, devia entrar na lista ! e “I am sam” eu amo, mas nao tem relação com a historia dos beatles…. nowhere boy ainda nao vi, e across tbém dispenso…

  8. Não consigo me decidir sobre o Across the Universe… Mas é um bom filme, não genial, mas bom… e tem algumas adaptações maravilhosas. O que eles fizeram com I Want You (She’s so heavy) foi uma sacada muito boa!

  9. leonardo Lima

    ser fã é uma coisa, ser fanático é outra. Acroos the universe é muito bom!

  10. Across the Universe parece Glee, um lixo de filme
    os outros são bons

  11. Across The Universe não é meu favorito, mas com certeza deve estar na lista. Eu adorei a historia e as regravações, ficaram muito boas e o filme é muito bem feito. E sim, lembra Glee, porém não há necessidade de ser bacaca a ponto de não assistir porque é parecido com a “modinha lixo”. Parem com essa idiotice, coisas que fazem sucesso também podem ser boas.

  12. Vocês esqueceram do “George Harrison – Living in the Material World” feito em 2011 pelo Scorsese junto com a família do George.

    Beatles não é só o eixo Lennon – Paul. 😦

  13. Beatles Anthology! É mais que obrigatório o documentário que retrata o início, a ascensão e o declínio! Sem contar com os extras que são ótimos feitos por Paulo, George e Ringo. São se não me engano doze horas de filme! Espetacular.

  14. José Antonio

    Across the universe tem a participação de Bonno e Joe Cocker. Filme muito bem bolado (Vietnã, a cidade portuária de Liverpool, sósias de Jimmi Hendrix e Janis Joplin…)
    As músicas muito bem cantadas..com.br
    All you need is love cantada no terraço…
    Show

  15. Embora não contenha, que eu me lembre, músicas dos Beatles, vale ver o filme ” Jantando com Jimmi”, em que eles fazem uma aparição meio sarcástica.
    Abs.

  16. Ficou faltando “A Vida de Linda McCartney” por algumas razões

  17. Ficou faltando um outro, chamado “two of us”, deu trabalho pra achar ele pra download porque não foi transformado em dvd. Trata-se de uma compilação feita por fãs sobre um encontro fictício entre John e Paul em 1976 em NY, quando Paul estava em turnê com a nova banda, Achei bem interessante e vale a pena conferir.

  18. “Two of Us” acrescenta muito mais que “Across the Universe” em matéria de entender a banda, mesmo que parcialmente. O filme explora a amizade dos dois e apresenta com perfeição o John pai de família e o Paul workaholic. Tem até uma cena com referência a “Silly Love Songs”. “Across” é puro entretenimento, não tem informação concreta sobre a banda. É um álbum cover traduzido para o cinema e nada além disso.

  19. Pingback: Filmes sobre os Beatles que todo fã deve assistir

  20. alex freitas rangel

    pra mim tudo a respeito de beatles sera bem vindo. como faço para assistir os filmes?

  21. dalmara nunes

    O filme across the universe é um lixo, perda de tempo assitir ! dispensável

  22. Joelson Araujo

    Esqueceram de Um amor pra recordar com Sean Pean

  23. Joelson Araujo

    Errata:
    Quis mencionar “Uma Lição de Amor” e não “um amor pra recordar”

  24. Adorei a lista, consegui baixar e já comecei a minha maratona
    Já assisti o Nowhere Boy e estou partindo agora para Backbeat, muito obrigado por ajudar nós como fã a saber mais o o sobre essa banda maravilhosa

  25. Across the Universe é um filme maravilhoso! Deixem de mimimi

  26. De Todos,O Meu Favorito é I Wanna Hold Your Hand

  27. faltou the story of linda mccartney!!

  28. Quem não assistiu BACKBEAT, assista. Parece totalmente verídico, e relata como os BeaTles começaram a carreira, a trilha sonora excelente, um filme que prende o fã.

  29. Já vi O Garoto de Liverpool e Os Reis do Iê Iê Iê.Ambos muito bons! 😀

  30. Falaram que no filme O Garoto de Liverpool não é um filme sobre Os Beatles.Pode até não ser TOTALMENTE,mas naquela época que começa a surgir Os Beatles.Então tem haver sim,porém é um filme que fala mais da adolescência de John.

  31. Onde acho para comprar I’m Sam, In his life e febre de Juventude, originais?Se alguem souber, posta aqui,por favor.Pode ser em blue ray…

  32. Eu sei que a história relatada no Two Of Us não é real mas creio que vale a pena assistir! É uma história sobre o que supostamente poderia ter acontecido no famoso “último encontro de Lennon e McCartney”.
    Também faltou na lista Help! e o Magical Mystery Tour que se você ainda tiver cérebro, não é recomendável pois corre risco de o danifica-lo – principalmente em Help! que se trata de um culto indiano tentando roubar um anel mágico do Ringo.
    Se alguém também se interessar tem o filme da historia de vida da Linda no YouTube legendado, conta a fase em que ficou com o Paul até a morte dela, não sei mas acho um bom filme pós-beatles.

  33. Sorry…Beatles e’ Tudo dy boa…e do bom. Reveja! Abs & Prosit.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s