Galeria

O dia em que Fidel Castro homenageou John Lennon

Que o mundo dá voltas, todo mundo sabe. Mas há encontros insólitos que só acontecem no mundo da música. Um deles ocorreu em 08 de dezembro de 2000 em Cuba, data em que foi inaugurada, naquele país, uma estátua de John Lennon na praça que leva o seu nome. Isso por si só já mereceria destaque, mas o mais incrível é que a estátua foi inaugurada por Fidel Castro em pessoa, com direito a solenidade e discurso.

A estátua localizada em Havana é em tamanho natural, com Lennon sentado em um banco, com as pernas cruzadas, vestindo camisa de mangas e jeans, com seus inseparáveis óculos redondos, aparência relaxada e serena, como alguém que está sentado em um parque, desfrutando da paisagem. A obra, toda em bronze, é de autoria do escultor cubano José Villa Soberón.

Mas um detalhe que deixa a história mais curiosa é que logo depois da revolução cubana, em 1959, a música dos Beatles foi proibida de ser tocada na Ilha e os vinis banidos, virando artigos de luxo no mercado negro. Por tudo isso foi perguntado a Fidel, caso encontrasse Lennon, o que ele lhe diria. Fidel respondeu que diria: “Gostaria de ter lhe conhecido antes”.

De símbolo do imperialismo capitalista, Lennon transformou-se em ídolo comunista, em parte devido a suas músicas pós-Beatles como “Imagine” e “Work Class Hero”. Lennon foi ainda perseguido pelo FBI por opiniões contrárias às do governo, em questões como a da Guerra do Vietnã.

Fonte: Whiplash

Anúncios

9 Respostas para “O dia em que Fidel Castro homenageou John Lennon

  1. belíssima estátua.. pena que, sendo assim, não é muito melhor do que ser homenageado por hitler..

  2. Pingback: Como os Beatles influenciaram músicos latinos e versões inusitadas | The Beatles College

  3. Dali Fidel vc é Rokeiro mesmo!! kkk

  4. Dali Fidel vc é Roqueiro mesmo !!

  5. Pingback: O “mistério” da foto de John Lennon com Che Guevara | The Beatles College

  6. Acho simplesmente uma burrice quem acredita que o Lennon foi morto por um ‘lunático’… De fato, foi o Mark que matou… Mas acho que foi tudo tramado.. acho que se fosse simplesmente uma morte aleatória por um lunático que por acaso acerta um ídolo é uma coisa.. mas o Lennon já estava pra morrer, assim como todos que se opuseram ao regime governamental “democrático” da época (1960-80).
    Se fosse simplesmente um assassinato, não haveria tanta explicação sobre a morte dele (Chapter 47)… Inventaram uma história que querem que nós acreditamos… FOI O GOVERNO ESTADO UNIDENSE!!

  7. Carlos Mendes

    Não sabia da existência dessa estátua. Quando voltar a Cuba irei vê-la. Muito interessante.

  8. A estátua não faz dele um simbolo comunista. Apenas demonstra que o governo comunista de Cuba reconheceu seu valor enquanto contestador da sociedade extrema direita. John sempre foi polêmico mesmo no seu tempo de Beatle. Os Beatles eram polêmicos. Que tal lembrarmos do que aconteceu com a frase “somos mais populares que Cristo?” Quem se posicionou contra e comandou a queima de discos em fogueiras nas ruas? A extrema direita americana e até mesmo a Ku Klux klan. Extremismo maior impossível. Mas nunca vi um posicionamento de John como de extrema esquerda tampouco. A foto dele com Guevara é montagem. Eu não sou fâ de Fidel, mas recebe meus parabéns pela justa homenagem a John. Ficou lindo! Quando lembro das dificuldades que tive aqui para mandar celebrar uma missa no sétimo dia do seu falecimento aqui na minha cidade. Os padres se recusaram! Menos o padreco João…Viva ele.

  9. Os Beatles sempre foram polêmicos, não é atoa que foram os artistas com maior número de canções proibidas na história!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s