Galeria

União da Ilha vai levar os Beatles à Sapucaí

Réplicas dos astros do rock estarão no carro do museu de cera de Londres

Consegue imaginar os Beatles, a Lady Di e o cientista Charles Darwin juntos? O carnavalesco Alex de Souza conseguiu visualizar esse impensável encontro e criou um enorme carrossel com esculturas dos lendários personagens britânicos para ilustrar o enredo da União da Ilha, que homenageia a cidade de Londres. A inspiração do artista é importada do mais famoso museu de cera do mundo, o Madame Tussauds, cuja sede é na capital da Inglaterra.

Treze das centenas de personalidades que ganharam reproduções no museu inglês ocuparão o lugar de pessoas na alegoria, intitulada “O swing de Londres” – para Alex, o carro será o grande trunfo do desfile da escola na Marquês de Sapucaí. No entanto, as estátuas do carnaval da Ilha não serão feitas em cera, mas com argila e fibra, num processo árduo e cheio de detalhes, que necessitou do talento de sete profissionais, além do carnavalesco, para ser concluído. Toda a produção levou um mês para ficar pronta.

“Foram muitas as etapas. Começamos pela argila, passamos pelo gesso e silicone, depois veio a resina, e na sequência a fibra e a pintura de arte. Por último, cuidamos das roupas, da maquiagem e dos cabelos das esculturas. Até utilizamos uma cera cristalina, bem próxima da que é usada no museu, mas o meu medo era que o calor e a exposição ao sol na alegoria fizessem as esculturas derreterem. Foi tudo muito cansativo, mas as peças ficaram muito boas, o trabalho ficou bastante satisfatório” – conta o artista.

Levar para a avenida personagens que entraram para a história de Londres e que de alguma forma fizeram fama em todo o mundo, tem um significado didático para o carnavalesco, que já estava cansado de assistir a desfiles com temáticas nacionais:

– A história do Brasil já foi contada de cabo a rabo, então acho legal de vez em quando trazer uma novidade para o público e para o espetáculo. A cultura brasileira é fascinante, mas a inglesa também. Acho que o grande barato do carnaval é que ele serve para divertir e, ao mesmo tempo, ensinar. Os sambas e os enredos transmitem muito conhecimento e poder apresentar esses personagens ao povo brasileiro é um prazer.

Embora feliz com o resultado da alegoria inspirada no museu de cera, a ideia inicial de Alex de Souza era escalar componentes da agremiação para representarem as figuras inglesas.

– Pensei em trazer pessoas caracterizadas dos personagens que escolhi, mas ia ficar muito Paulo Barros (o ousado carnavalesco da Unidos da Tijuca), seria muito ao estilo dele. Aí, achei melhor optar por esculturas – revela.

Os bonecos dos Beatles aparecerão na avenida na fase mais psicodélica da banda de rock, com as figuras de Ringo Starr, John Lennon, Paul McCartney e George Harrison vestindo fardas coloridas, como as que o quarteto usou na histórica capa do álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.

A escultura da princesa Diana ganhou colar e brincos de pérolas como os que a mãe de William e Harry costumava usar em público. Já a estátua de Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge que entrou oficialmente para a família real britânica ao casar, em abril de 2011, com o futuro rei, estará usando uma réplica do badalado vestido de noiva que encantou o mundo e os convidados da cerimônia na Abadia de Westminster.

Bruxinho mais famoso do cinema, Harry Potter entrará no Sambódromo em sua fase mais jovem, como quando estrelou o primeiro filme da série, “Harry Potter e a pedra filosofal”. O personagem estará a bordo de uma vassoura, um dos elementos cênicos da alegoria, que ainda terá em sua composição as charmosas cabines telefônicas vermelhas da terra da Rainha Elizabeth II e o Big Ben.

Responsável pela reprodução dos rostos das personalidades britânicas, o artista plástico Mario Pitanguy, estreante no carnaval, diz que a maior dificuldade no processo de feitura das peças foi o curto tempo de preparo de cada uma.

– Esse trabalho foi um dos mais interessantes que já fiz, exigiu muito de mim. Normalmente, uma escultura leva três dias para ficar pronta, mas o carnaval não me deu esse tempo. Foi tudo muito corrido, tive que fazer duas retratações por dia, foi o maior desafio que enfrentei como escultor – afirma ele, que esculpiu os bonecos usando como ferramenta um hashi, utensílio indispensável para saborear comida japonesa.

Mais familiarizado com o ritmo dos barracões, o escultor Rodrigo Bonan, que trabalha há oito nos na Ilha, tirou de letra o tempo para executar as reproduções. O que fez o artista perder o sono, no entanto, foi a argila, produto que manuseou profissionalmente pela primeira vez.

– No carnaval, estou acostumado a esculpir em isopor, que você só tira o excesso até ganhar a forma que você quer. Na argila, o processo é totalmente diferente, a modelagem é mais detalhada – compara Bonan, que colocou a mão na massa para fazer o rosto do piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton.

As roupas que estarão vestindo as estátuas são obra da figurinista Michele Augusto, que recorreu a brechós para encontrar roupas de época, como a que a figura de Henrique XVIII aparecerá no alto do carro alegórico. Os trabalhos de fibra e de pintura de arte foram realizados, respectivamente, por Cláudio de Souza e Cássio Murilo. As perucas e barbas perfeitas são mérito da produtora Divina Lujan e a maquiagem leva a assinatura de Cláudia Carvalho.

O cenário da alegoria ainda terá um cover do cantor Elton John e de outras duas estrelas britânicas, que serão reveladas somente amanhã, quando a União da Ilha cruzar a Passarela do Samba.

– Esse trio será a cereja do bolo, isso vou guardar só para a hora do desfile – conclui o carnavalesco Alex de Souza.

Fonte: O Globo

A União da Ilha será a segunda escola a desfilar hoje, 20/02.

Anúncios

Uma resposta para “União da Ilha vai levar os Beatles à Sapucaí

  1. Pingback: Carnaval na Itália faz homenagem a John Lennon | The Beatles College

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s