Galeria

Paul McCartney e o carnaval de Nova Orleans

A origem das festas carnavalescas não tem como ser precisamente estabelecida, mas provavelmente está relacionada aos cultos agrários, às festas egípcias e, mais tarde ao culto a Dionísio, ritual que acontecia na Grécia, entre os anos 605 e 527 a.C.

O Carnaval é uma das mais grandiosas festas do mundo e uma das poucas manifestações folclóricas que ainda sobrevivem e conseguem envolver o grande público. A grandiosidade da festa alcança seu ápice em nosso país, mas ela existe praticamente em todos os países cristãos.

Não é diferente nos EUA, já que em Nova Orleans, acontece o maior carnaval norte-americano, o Mardi Gras. O termo “Mardi Grass” vem do francês e significa “terça-feira gorda”, e segundo registros históricos, a festa se iniciou quando negociantes fundaram o clube “The Mystick Krewe of Comus”, em 1857, na terça-feira de carnaval, e fizeram um desfile com monumentais carros alegóricos, tendo à frente negros com archotes.

O Mardi Gras também é celebrado em outras localidades do Estado de Louisiana e de Estados vizinhos. Os brincantes do Mardi Gras, a exemplo da tradição dos antigos carnavais europeus, utilizam máscaras. A partir dos carros alegóricos, os brincantes jogam milhares de beads – um colar de bolinhas plásticas, confeccionados em diferentes tamanhos e cores brilhantes. As cores-símbolo do Mardi Gras são verde, amarelo e roxo, simbolizando fé, poder e justiça, respectivamente. Também das sacadas das casas e hotéis, as pessoas se divertem e divertem o público passante, jogando beads.

Paul e Linda assistem o desfile da sacada do hotel Le Richelieu

Após o grande sucesso comercial e de crítica do álbum ‘Band On The Run’, Paul, Linda e seus filhos resolveram passar uma temporada em Nova Orleans para iniciar os trabalhos de gravação do projeto ‘Venus and Mars’. Isto ocorreu entre 16 de janeiro a 24 de fevereirode 1975 e alocaram o Sea Saint Studios, de propriedade de Alien Toussaint e Marshall Sehorn.

Em entrevista para a Melody Maker naquele ano, Paul disse: Não havia estado antes em Nova Orleans, exceto na época dos Beatles em que não vi nada além do trailer. A única coisa que lembro de Nova Orleans era a cama vibratória e o clima extremamente quente. Então descobrimos que estava acontecendo o Mardi Gras enquanto estávamos por lá...

Os McCartneys se fantasiaram de palhaços para que pudessem se misturar à multidão durante o festejo carnavalesco e ficassem irreconhecíveis. O problema é que todo mundo sabia que Paul estava na cidade e quando ele estava na rua a maioria dizia “Oi Paul”. Resolveram primar pela segurança e retornaram para o hotel Le Richelieu.

Foram para sacada do quarto e gritavam para os brincantes que passavam embaixo para jogarem alguns colares de beads. Atiraram tantos que Paul disse que conseguiram “milhões” de beads no final da noite.

Todo esse clima de alegria e diversão, inspirou Paul a compor e gravar a canção ‘My Carnival’ em 12 de fevereiro. Mas a canção não foi lançada no álbum ‘Venus and Mars’ e esperou dez anos para ser o lado “b” do single ‘Spie Like Us’.

PARA SABER MAIS:

My carnival – Imagens  de Paul em Nova Orleans:

.

Por BeatleLado
@BeatleLado2

Veja também:

Venus and Mars – Sentados na arquibancada esperando o show começar

Cold Cuts – O mais famoso disco “não-lançado” de Paul McCartney

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s