Galeria

A influência dos meninos de Liverpool na moda

No que você pensa primeiro quando alguém lhe fala sobre a moda dos anos 60? Twiggy, minissaia, muitas cores e Beatles! Sim, os Beatles. Eles não influenciaram somente a música, mas também o mundo da moda.

Nos primórdios da banda, eles geralmente usavam jaquetas de couro e botas, num estilo bem rock and roll. Era o que a maioria dos meninos daquela época estava usando, por influência norte- americana.

Mas aí, quando Brian Epstein chegou, decidiu revolucionar o guarda-roupa dos meninos ingleses. Ele achava que estava na hora de mudar aquele “ar rebelde” do quarteto, para algo mais “comportado” e alinhado. Aí surgiram os famosos terninhos.

Essa fase de “bons-moços” durou até meados de 65. A partir do álbum Rubber Soul, não somente a música dos Beatles começara a mudar… Mas suas roupas também.

Os Beatles começaram a “sair do padrão” imposto por Brian Epstein; começaram a colocar a sua personalidade nas roupas que vestiam. Algo que contribuiu muito para essas mudanças também foi a cultura oriental presente na vida e na obra do FabFour – principalmente, de George.

O estilo da música, dos penteados e das roupas dos Beatles foi evoluindo, e influenciando sua legião de fãs e o mundo inteiro.

O início dos anos 60 começou “calmo, comportado e inocente”, no quesito moda. Depois que os Beatles apareceram no seu estilo “terno e gravata”, todos os meninos queriam imitá-los. Os cortes de cabelo também foram muito copiados. Todos queriam ter a famosa “cabeleira de Liverpool”.

Com as mudanças de estilo, os jovens seguidores da beatlemania também se adaptaram às novas modas. A partir do álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, de 1967, o guarda-roupa dos Beatles era cheio de cores, psicodelia e formas. Essa mudança não influenciou somente os fãs, mas revolucionou a moda. A modelo Twiggy, conhecida por seu olhar marcante e sua baixa estatura, durante esta época, aparecia frequentemente em revistas e catálogos de moda, usando cores vibrantes e roupas mais “futuristas”. Os Beatles contribuíram muito para as novas ideias no quesito roupas, daquela época. As batas indianas também ganharam seu espaço no cenário da moda mundial. Todos queriam estar vestindo aquelas peças “diferentes”. Eram peças vindas de outra cultura, inovadoras e “modernas”. E é claro, mais uma contribuição dos meninos de Liverpool.  Juntamente com as roupas e a música, a cultura indiana foi se disseminando ao Ocidente. Tudo, contribuição dos Beatles.

Os anos 60 se foram, mas a moda “vintage” continua presente nos dias de hoje. É uma moda que permaneceu, e enquanto existirem fãs dos Beatles e da “década perdida”, ela permanecerá por muitos e muitos anos como referência.
.

Por Camila Bellaver
@ca_bellaver

.

Leia também:

A beatlemania nasceu dentro de mim… Mas eu não sabia!

Anúncios

3 Respostas para “A influência dos meninos de Liverpool na moda

  1. Realmente os Beatles acabaram revolucionando toda a década de 1960,não só na música,mas também na moda,fazendo com que todos os “copiassem” todos os estilos deles.Eu adoro a moda dessa época,ela é muito perfeita.
    Adorei o post amiga,um beijo,
    Mariana.

  2. Muito bom Mila! Parabéns!

  3. Eles revolucionaram os anos 60!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s