Galeria

Michael Jackson e Paul McCartney: parceria de sucesso

Quando Michael Jackson nasceu, em 29 de agosto de 1958, os Beatles ainda se chamavam The Quarrymen, e George Harrison já fazia parte do grupo.

Quando os Beatles fizeram sua primeira turnê nos EUA em 1964, Michael era um garoto de 6 anos de idade e quando Michael, ainda jovem, já fazia sucesso mundial com o grupo Jackson 5 em 1969, os Beatles estavam praticamente se separando.

A primeira vez que Michael Jackson gravou uma composição solo de Paul McCartney foi para o álbum ‘Off The Wall’ de 1979. Com a produção de Quincy Jones, a música ‘Girlfriend’ do tempo dos Wings, já tinha sido gravada pela banda de Paul para o álbum ‘London Town’ de março de 1978. Foi uma canção composta em 1974, tendo como fonte de inspiração a paisagem montanhosa dos Alpes suíços e não foi composta especialmente para Michael Jackson, apesar de alguns textos afirmarem o contrário e o estilo melódico da canção nos levar a crer que sim. Paul não participou dessa versão de Michael e a mesma foi lançada também como single em julho de 1980, porém não obteve grande êxito nas paradas de sucesso, mas serviu como cartão de apresentação ao ex-beatle para novos projetos.

Em dezembro de 1981, Michael telefona para Paul e o convida para produzirem algum hit em conjunto e McCartney concorda.

Quando Jackson começou a gravar o famoso álbum ‘Thriller’ buscou mais uma vez a competência da produção musical de Quincy Jones, que na época trabalhava no álbum de Donna Summer pela Geffen Records.

Michael e Quincy deslocaram-se para a cidade de Tucson no Arizona, para gravar com Paul McCartney, em seu rancho, a música ‘The Girl Is Mine’. Paul contribuiu com percussão e vocais, cuja música tem uma narrativa parecida com a canção brasileira ‘Tereza da Praia’. Lançada em 1982, fez parte do primeiro single do álbum e atingiu a primeira posição da Billboard, mesmo sem ter sido produzido vídeo clipe para essa faixa. O sucesso da música e a contribuição de Paul teriam que ter mais tarde retribuição por parte do artista pop americano.

Desenho de Michael Jackson especialmente para o single

A retribuição veio quando Michael esteve em Londres. Ele gravou nos estúdios A.I.R com Paul e George Martin, as músicas ‘Say Say Say’ e ‘The Man’ (compostas em parceria ainda em 1981) que não puderam ser inclusas no álbum ‘Tug Of War’ praticamente finalizado, mas foram postergadas para o álbum ‘Pipes Of Peace’. Tal fato permitiu novo trabalho nas faixas utilizando os estúdios Cherokee em Los Angeles. O álbum foi lançado no final de outubro de 1983 e ‘Say Say Say’ era a faixa de trabalho que facilmente atingiu o primeiro lugar das paradas norte-americanas. Aproveitando a febre mundial por músicas de Michael Jackson, Paul acelerou a produção do vídeo clipe rodada entre 4 e 6 de outubro, tendo como locação uma casa de campo no vale de Santa Inez, chamado Sycamore Ranch, de 1.080 hectares no Estado da California.

A curiosidade é que Michael ficou apaixonado pelo local do set de filmagens e resolveu comprar a propriedade que foi colocada à venda em 1988. Michael a comprou pela bagatela de 17 milhões de dólares e mudou o nome de Sycamore Ranch para Neverland (Terra do Nunca).

Como todos sabem, a relação entre os dois grandes artistas azedou quando Michael Jackson, através de uma grande manobra que durou de setembro de 1984 até agosto de 1985, adquiriu os direitos fonográficos da ATV pela cifra de 53 milhões de dólares, levando consigo os direitos da maioria das músicas de Lennon&McCartney, mas isso é uma outra história.

Paul e Michael enquanto trabalharam juntos premiaram o mundo com maravilhosos hits.

.

Por BeatleLado
@BeatleLado2

.

Assuntos relacionados:

Direitos autorais das canções Lennon / McCartney

8 Respostas para “Michael Jackson e Paul McCartney: parceria de sucesso

  1. João Arnaldo

    Como sempre, detalhes intreressantes e texto fluente. Parabéns, BeatleLado !

    • Obrigado meu dileto amigo John !!! Creio que no final desse mês devo estar mais livre para fazer mais pesquisas e aprimorar alguns textos que acho interessante compartilhando com os amigos deste espaço.
      Vou me espelhando em você…..um grande abraço !!

  2. Pingback: Clipe de “Say Say Say” completa 29 anos | The Beatles College

  3. Pingback: “Tug Of War” – Paul McCartney voltando ao topo das paradas de sucesso | The Beatles College

  4. Pingback: Paul McCartney pode recuperar os direitos autorais dos Beatles | The Beatles College

  5. Pingback: 08 de Janeiro no dia-a-dia dos Beatles | The Beatles College

  6. Pingback: 14 de Janeiro no dia-a-dia dos Beatles | The Beatles College

  7. Pingback: 28 de Outubro no dia-a-dia dos Beatles | The Beatles College

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s