Galeria

A Influência de Yoko Ono na vida de John Lennon

Muitos acreditam que Yoko Ono foi a grande responsável pra separação dos Beatles; porém, a verdade é que ela teve uma grande importância na vida de John Lennon.

Além de esposa, foi também produtora de todos os discos de sua carreira solo.

Os dois se conheceram em 1966 durante uma exposição de Yoko, desde então ela tornou-se presença constante na vida de John, que na época era casado com Cynthia Powell.

Ele bem que tentou, mas não conseguiu fugir das investidas de Yoko. Casaram-se em 20 de março de 1969 e tiveram um filho Sean Lennon, que hoje segue os passos do pai.

Yoko não só entrou na vida de John, como também passou a ser presença constante nas seções feitas na Abbey Road, chegando a causar alguns atritos entre os Beatles.

A paixão foi tão grande que em 22 de abril de 1969,  John acrescentou o “Ono” da esposa ao seu nome, em uma cerimônia no telhado a Apple, passando a se chamar John Winston Ono Lennon. Apesar disso, todos os documentos oficiais continuavam apenas como John Winston Lennon.

Sua obsessão por ela era tanta, que parava os ensaios para lhe dar atenção. Certa vez, após eles sofrerem um acidente de carro na Escócia, em 01/07/1969, John colocou uma cama nos estúdios, com um microfone para que ela pudesse dar suas opiniões no que eles tocavam.

A gota d’água pra muitos foi quando George Harrison deixou os Beatles por uns dias, após uma briga com Paul MCcartney durante as gravações de Let It Be . Yoko simplesmente começou a cantar no lugar de George e acreditem: John gostaria de transformá-la no 5º Beatle.

A parceria entre os dois não se limitou ao casamento. Em 1968, John & Yoko lançaram o polêmico álbum Two Virgins, cuja capa trazia a foto do casal nu. No ano seguinte lançaram o Life With the Lions. Os dois discos faziam parte do mesmo projeto, chamado Unfinished Music. Após o fim dos Beatles, John montou a banda “Plastic Ono Band”, que sempre contava com a participação de Yoko na produção. A parceria artistica entre John & Yoko já foi comentada aqui em nosso site e você pode conferir clicando aqui.

Em 1973, John e Yoko se separam, ele sai de casa e engata um romance com May Pang. Nesse período, John lança o álbum “Mind Games”, cuja capa mostra o rosto de Yoko numa montanha, longe de John. Após reatar o casamento com Yoko, John Lennon definiria este período de separação como um “fim de semana perdido” (“Lost Weekend”).

Ela permaneceu ao lado de John até a sua morte, em 08 de dezembro de 1980, quando ele foi brutalmente assassinado a tiros.

Culpá-la ou não, pelo fim da banda; acusá-la de ser uma das causas do descaso de John Lennon com os Beatles, é assunto para dias e sempre divide muito as opiniões. Porém, temos que ressaltar que ela fez John muito feliz enquanto esteve ao seu lado.

Hoje ela adiministra os bens e a carreira do Beatle e continua gerando polêmica em sua arte.

Por Talita Rocha

Anúncios

12 Respostas para “A Influência de Yoko Ono na vida de John Lennon

  1. Eu acredito que ela teve culpa, mas não TODA a culpa. A culpa se deve a vários fatores não só Yoko Ono. E eu não entendo essas pessoas que acham que a Yoko não teve nenhuma porcentagem de culpa, isso é impossível.

  2. Pingback: Cynthia Powell conta detalhes sobre seu romance com John Lennon | The Beatles College

  3. Pingback: As mulheres na vida de John Lennon | The Beatles College

  4. Os Beatles fizeram parte da minha adolescencia la pelos anos sessenta…nunca aceitei a ideia de John ficar com aquela japonesa horrorosa! A impressão é que ele foi enfeitiçado por ela…por algum motivo…sabe-se la o que…mais parece uma bruxa…se afastou da banda…largou a esposa Cintia…e deu no que deu…hoje ele faria 71 anos…bjos John…

  5. Pingback: A relação de amizade entre Elton John e John Lennon | The Beatles College

  6. Sempre gostei da Yoko, acho que John tinha outros planos para si e temos que admitir que os trabalhos solo de John feitos com auxilio ou simplesmente inspirados em Yoko foram fantásticos! “Imagine” que o diga.

  7. Eu não gosto da Yoko porque acho que ela separou os Beatles, eu já li que ela era horrivel pro Jules e a Cyn, que ninguém gostava dela porque ela era rude e seca, eu odeio o que ela fez pra familia Lennon.

  8. Vi e prevejo mais comentários tendeciosos e preconceituosos. Acho muito difícil falar da Yoko pelo simples fato de não a conhecer pessoalmente. Também acho que se ela, em algum momento, foi fator de influência pro trabalho do John pós-Beatles, fez muito bem, pois o trabalho é maravilhoso. Dificilmente ela foi a única causa da separação dos Beatles que, convenhamos, estavam fadados a se separar (e a reatar de novo nos anos 80 caso não fosse o tal do Chapman). Todos eles tinham forte personalidade, tanto como pessoas ou musicalmente.

    Então, parem com esse mimimi de “os Beatles acabaram por que a Yoko era feia horrorosa e parecia uma bruxa”. Ficam parecendo crianças vocês, eu hein…

  9. É “simplesmente”!

    Abraços!

  10. Olha, ela teve culpa sim pelo fim dos Beatles, e justamente por isso não gosto dela, mas o John tbl teve a sua parcela, pq ele foi mente fraca e deixou se influenciar por ela…

  11. não é culpa,é amor

  12. Yoko não tem TODA a culpa por ter separado Os Beatles,mas teve 97% de culpa.Como John foi ser enfeitiçado por essa japa magricela?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s