Galeria

Vídeo promocional de Sentimental Journey

Foi no Talk of the Town, o mais popular cabaré do centro de Londres, a locação das imagens do vídeo promocional de Ringo. Como o disco não tinha grandes pretensões comerciais a Apple decidira que não haveria ‘single’, mas era necessário divulgar o álbum, e para isso nada melhor que veicular pela TV. Neil Aspinall atuou como diretor, com John Gilbert na produção.

Usando um paletó azul marinho justíssimo com uma estranha gravata-borboleta rósea, Ringo entrou em cena cantando e dançando no estilo catwalk para uma platéia de convidados num imenso salão iluminado por velas nas mesas. George Martin contratou a Orquestra Municipal para tocar e o grupo que atua no vídeo incluía casais de dançarinos não muito bem ensaiados e cantoras negras americanas que atuavam na época na Inglaterra (1). As três aparecem no alto de uma passarela que era içada mecanicamente.  O áudio incluía um novo vocal adicionado ao único mix mono da canção, produzido dois dias antes, especialmente para o promo.

Programas como Top of the Pops e alguns musicais da BBC se recusaram a exibi-la, talvez por considerarem uma gravação antiquada e não comercial. A canção estreou no programa Frost on Sunday, do apresentador David Frost, por ocasião de uma entrevista na qual Ringo Starr explicava as razões de ter gravado um álbum tão inusitado quanto ‘Sentimental Journey’.  Frost perguntou: “o que seus companheiros dos Beatles acharam dessa gravação?” “Eles não param de rir”, respondeu Ringo. Mais tarde o vídeo foi mostrado no Ed Sullivan Show, nos EUA em 17 de maio.

Vale lembrar aos leitores  que no ano de 1967 o Sindicato dos Músicos da Inglaterra obteve ganho de causa na Justiça contra o surgimento dos vídeo clipes. A visão era que o uso de imagens pré-gravadas para divulgar as canções contribuiria para o desemprego dos que trabalhavam em bandas ou orquestras fixas dos programas televisivos. Para que a idéia do promo video não morresse no nascedouro, a solução encontrada para continuar a exibi-los foi gravar a trilha sonora tocando ao vivo. Os Beatles fizeram isso no caso dos clipes de ‘Hey Jude’ e ‘Revolution’. Ringo Starr também, com ‘Sentimental Journey’.

Outra curiosidade ligada diretamente a este vídeo. O cenário montado no Talk of the Town chamou a atenção de Ringo por exibir em destaque ao fundo o pub The Empress, aquele prédio de estranha arquitetura, que fica no final da rua onde ele viveu, Admiral Grove, em Liverpool. Como até então o disco ‘Sentimental Journey’ não tinha capa, o ex-beatle utilizou o cenário do clipe para produzi-la.

Ringo no palco do Talk of the Town

O vídeo foi recuperado no projeto ‘Photograph (The Very Best Of Ringo Starr)’ lançado em 2007 que consistia em um CD e um DVD. Apesar da coletânea do CD não constar música alguma  do primeiro álbum de Ringo, o DVD nos premia com o clipe.  Ao assisti-lo acabamos concluindo que o master tape dessa filmagem talvez não exista mais. A versão aqui incluída parece ter sido ‘raspada’ da fonte de onde foi retirada. São evidentes as granulações e limitações da imagem. Bom que se ressalte, quando esses clipes foram produzidos ninguém imaginava que um dia, viriam a ser disponibilizados para equipamentos domésticos de vídeo.

Informações adicionais:

(1)    As backing-vocals americanas contratadas eram:

– Doris Troy (novaiorquina do Harlem e vivendo em Londres desde 1965. Fez backing-vocals também para o Rolling Stones e Pink Floyd),

– Marsha Hunt (americana da Filadélfia. Está em frente ao microfone atuou e cantou no filme Hair)

– Madeline Bell (americana de New Jersey. Ao lado direito de Marsha, era uma reconhecida Soul Singer e fez backing-vocals para Dusty Springfield e Donna Summer)

Downloads:

Download do vídeo promocional (arquivo MPEG c/ 78 Mb):

http://www.4shared.com/video/ne27lBVO/Ringo_Starr___Sentimental_Jour.html

Fontes:

The Beatles Recording Sessions – Harmony Books – Mark Lewisohn, 1989

Pop Go The Beatles – Cláudio Teran : http://www.thebeatles.com.br/pop/edicoes.php

NME Beatles : The Solo Years – IPC Media

Por Beatlelado

Anúncios

6 Respostas para “Vídeo promocional de Sentimental Journey

  1. Pingback: Paul dá a maior força ao Ringo: The Cooler (1982) | The Beatles College

  2. Pingback: O álbum country de Ringo Starr | The Beatles College

  3. Pingback: Ringo e sua “jornada sentimental” | The Beatles College

  4. Pingback: Happy Birthday, Ringo! | The Beatles College

  5. Pingback: 15 de Março no dia-a-dia dos Beatles | The Beatles College

  6. Pingback: 29 de Março no dia-a-dia dos Beatles | The Beatles College

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s