Galeria

John Lennon no Japão – 2ª Parte

parte da matéria de BeatleLado (@BeatleLado2), postada nas comunidades Forum Beatles Brasil e Beatles College

Clique aqui para ler a 1ª parte.

A visita de 1971 ao Japão passou desconhecida por muitos e John ,depois que iniciou seu ativismo político (vide o documentário ‘The US vs John Lennon’ de 2006), sofreu para permanecer nos EUA por longos três anos e meio, portanto sair da América no período de 71 até a obtenção favorável de sua permanência e emissão do Green Card julgado em outubro de 1975, seria totalmente imprudente, aliado ao fato de John passar 14 meses separado de Yoko no famoso “fim de semana perdido”. É importante lembrar também as questões jurídicas com os Beatles, Allen Klein e Morris Levy que manteve Lennon com obrigações em solo norte-americano. Com o nascimento de Sean em outubro de 1975 e sua decisão de se retirar do foco da mídia para cuidar apenas de sua família, passava a sobrar tempo para novas viagens e excursões, é claro que a terra do sol nascente estava nos planos de John.

John e Yoko viajariam para o Japão nos anos de 76,77,78 e 1979. Todos estes anos se estabeleceram a maior parte do tempo na região em torno de Karuizawa, no hotel Mampei, um resort localizado a noroeste de Tokyo (cerca de 130 Km). Ali passavam várias semanas seguindo um saudável regime de ioga, massagem, meditação e banhos minerais, comendo sobretudo peixe fresco e legumes da horta caseira. John só não dispensava o café, o cigarro e de vez em quando um tentador chocolate.

Hotel Mampei no youtube:

Litografia com John sendo massageado em Karuizawa:


Curiosidade
Em 27 de dezembro de 2010, o Bom Dia Brasil (TV Globo) apresentou um vídeo que mostrava o café em Tóquio e a influência brasileira. Café Paulista, no bairro de Ginza, uma das cafeterias da capital japonesa (fundada em 1910) recebia a visita de John Lennon.Veja o vídeo:
Para a viagem de 1977, John resolveu se preparar para aprender um pouco da língua japonesa e fez um curso intensivo de seis semanas, de oito horas diárias, com o professor Tamiko Steinberg da escola de línguas Berlitz em Manhattan.A família Lennon passou a segunda metade do ano de 1977 no Japão. Foram férias estimulantes e animadas, nas quais o velho amigo Elliot Mintz lhes prestou companhia durante algum tempo.Em Tóquio, Yoko levou John para conhecer a casa Kudan, o lar ancestral da família de sua mãe, os Yasuda, onde ela costumava brincar com suas pequenas saias e boinas escocesas de estilo ocidental. John insistiu em dar uma festa para os Ono, à qual mais de cinqüenta pessoas compareceram – com exceção de um tio mais velho que achou mais correto que eles fossem visitá-lo. Há uma foto de grupo com John ao centro, parecida com as fotos dos tempos da escola Quarry Bank em Liverpool que ele adorava subverter. Contudo, na foto no Japão não havia caretas nem brincadeiras. “Dessa vez ele se esforçou muito para sair bem elegante na foto”, diz Yoko. “Vestiu um terno escuro, uma gravata, um cravo rosa. Queria mostrar a meus parentes que eu tinha me casado com alguém respeitável.”
Mintz confessa que nunca viu Lennon tão bem fisicamente e nem tão feliz da vida quanto no Japão. Nas fotos notamos um Lennon magro como um faquir, mas aparentemente clean. John nesta época, bateu pernas com Yoko e Sean durante horas pelos parques e no zoológico Ueno em Tóquio, lidando com todas as imprevisíveis mudanças de humor e emergências de um garoto de dois anos super ativo.


Foi no Japão que John soube da morte de Elvis Presley. John e Yoko pediram a Mintz que enviasse duas gardênias brancas para Graceland com um cartão dizendo: “Amor de John e Yoko”. John também não esqueceu seu filho Julian e mandou um postal do Hotel Mampei (vide abaixo).
Gostou? Aguarde que ainda tem mais!!
Agradecimento especial a BeatleLado (@BeatleLado2) e a todos da comunidade Forum Beatles Brasil
Anúncios

Uma resposta para “John Lennon no Japão – 2ª Parte

  1. Pingback: John Lennon no Japão – 3ª Parte | The Beatles College

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s