Galeria

“Ah… Então John Lennon não era talentoso…”

Como a maioria deve ter visto, essa semana saiu uma matéria no site Hypescience sobre 8 fatos que os fãs de John Lennon preferem ignorar.

Pois bem, sou fã do Lennon. E não, não ignoro os defeitos dele. John Lennon era uma pessoa, passível de ter defeitos e qualidades que qualquer ser humano tem. Consideremos esse post como uma resposta ao cidadão que escreveu a tal matéria.

8 – Espancador de mulheres

Cynthia Lennon já afirmou que John a bateu em seu rosto uma vez, quando eles ainda estavam na faculdade de artes, antes da fama. Sobre Yoko, não ouvi nenhuma história. May Pang ainda sofreu com algumas ameaças, mas também nenhum fato concreto de ter apanhado de John Lennon. Agora, uma coisa que ele sabia fazer bem era espancar com palavras. Todas as três sofreram com isso.

7 – Abusava emocionalmente do filho

Julian foi a pessoa que mais sofreu com o temperamento de John, sem dúvidas. Quando Julian chegou, John não estava preparado para ser pai. E como sempre, ele fugiu. Era esse o comportamento dele com algo para qual não estava preparado: fugia ou gritava. E Julian recebeu os dois tratamentos. Entretanto, quando reconheceu que tratava o filho de forma repugnante, John mudou seu comportamento com Sean, deixando Julian de lado mais uma vez.

6 – Mentiroso patológico

John realmente dizia vir da classe trabalhadora, mas era de classe média; vivia numa casa relativamente acima da média dos seus amigos da época de escola. Sobre Yoko, a história é verdadeira. Ela queria que ele patrocinasse sua exposição, até que ele cedeu. Sobre a saída da banda, todo mundo sabe que ele perdeu o interesse pelos Beatles, tanto pelo tipo de música que queria fazer, quanto pelo seu relacionamento com Yoko. Seus interesses mudaram. Isso não o faz um mentiroso patológico.

5 – Separou os Beatles

Bom, essa é uma questão complexa, todo mundo teve um pouco de culpa. Mas sim, John pediu para sair da banda e só ficou até a finalização do Abbey Road (o Let it Be foi finalizado pelos outros três Beatles, enquanto John viajava).

4 – Ignorante em política

Ignorante é uma palavra um pouco forte. Ainda na época dos Beatles, todos quatro eram instruídos a não se pronunciar sobre guerras, partidos políticos e qualquer coisa relativa. Teve envolvimento com os Panteras Negras sim, inclusive fez um show para ajudar um dos membros do grupo, John Sinclair. A intenção de John era chamar atenção para o que acontecia no mundo, não virar um político.

3 – Não tinha talento

John não era nenhum gênio da guitarra, esse cargo era ocupado por George Harrison. Ele mesmo já tinha admitido isso. Mas será que essa pessoa ouviu alguma vez na vida “I Want You (She’s So Heavy)”? “Yer Blues”? Ou “Helter Skelter” (nesta última, John gravou o baixo). Letras vazias e ultrapassadas? “Woman” deve ser uma letra muito vazia, sei lá, pra baleia que tá no meio do Oceano Atlântico. “All You Need Is Love” deve estar ultrapassada, tendo em vista que “All You Need is Money” é mais levada em conta. Letrista bem ruim esse John Lennon, depois de sucessos como “ah ah ulala bad romance” “tonight is gonna be a good night” e “baby baby baby uhh”, sem falar nos sucessos nacionais “ai se eu te pego” e “eu quero tchu, eu quero tcha”.

Não vou entrar no ponto “quem era o melhor letrista” porque minha música favorita foi escrita pelo Lennon, haha. Mas dizer que não tem nada de John no Sgt Pepper’s? Confundiu o John com o George? “Lucy in the Sky With Diamonds”, “Being For the Benefit of Mr. Kite!”, “Good Morning Good Morning”, “With a Little Help From My Friends”, sem falar em “A Day in the Life”, considerada a melhor música de todos os tempos.

“Happiness Is a Warm Gun”. Escute a música e depois me diga se John Lennon não tinha talento nenhum. Se Paul McCartney é o cara mais talentoso da banda, então escute-o. Essa música era a preferida de Paul do Álbum Branco.

Quanto a carreira solo de John. Bom… “Jealous Guy”, “Imagine”, “Woman”, “(Just Like) Starting Over”, “Mind Games”, “#9 Dream” e uma do “Sometime in New York City”: “Woman is the Nigger of the World” e aquela, que é tão desconhecida, vazia e ultrapassada que Paul McCartney ainda canta no seus shows: “Give Peace a Chance”. Tá bom pra você?

2 – Sem personalidade

A única coisa que eu tenho a dizer sobre isso: se seguir as tendências de cada época é ser “sem personalidade”, o mundo não tem personalidade.

1 – Hipocrisia

Minha mãe muitas vezes falou a mesma frase pra mim “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Devo chama-la de hipócrita? Como um comentário que tem no texto “até os políticos sobem no palanque, falam bem do SUS e quando adoecem, vão pro serviço particular”. O cara do “Imagine no possessions” vivia num apartamento de luxo e, faltou citar, tinha um estúdio no prédio. Era um duplex. Paul e George cantaram com ele “all you need is love” e também moravam em casas luxuosas. Os rappers que criticam a sociedade, falam sobre igualdade, dividem o seu dinheiro com os pobres? É bem fácil criticar, não?

Resumindo, seja lá quem fez essa matéria, precisava de mais informação e fontes. Pois aqui cito as minhas:

1, 2, 5, 6, 7, 8: John, de Cynthia Lennon.

1, 2, 3, 5: Beatles Anthology.

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8: Live Peace at Toronto; Imagine John Lennon, Live in New York City.

Se ainda restar alguma dúvida sobre o talento de Lennon, escute toda a discografia dos Beatles e a dele.

Por Adheli Tavares
@_dedeli

About these ads

14 Respostas para ““Ah… Então John Lennon não era talentoso…”

  1. Muitíssimo apoiado! Falou e disse! Gostaria de ler a matéria objeto de sua “resposta”.
    Concordo com o dito acima, tenho as mesmas ideias e as mesmas fontes tanto musicais quanto literárias e afirmo, acima de tudo, que John Winston Lennon era, em primeiro lugar, UM SER HUMANO, que ama, que sofre, que tem direito a escolhas e renuncias, todas, sem exceção, passíveis de consequências, muitas vezes altamente propagada e “distorcida”pela mídia! Desta forma, os críticos, de maneira leviana, usam tais distorções e o dilaceram com textos sem base!

    Meus parabéns pelas palavras!

    Valmir lana Jr.
    http://www.facebook.com/valmirlana.adv
    https://twitter.com/#!/ValmirLanaJr

  2. Adriano Araújo - Americana SP

    Bom dia.

    Epa, peraí, você escreveu no seu texto “Mas dizer que não tem nada de John no Sgt Pepper’s? Confundiu o John com o George?” Você tá querendo dizer que se o John fosse o George aí sim ele não teria relativamente nada no Sgt. Pepper’s?
    Bom, fazer o quê, opinião não se discute, se lamenta! Within you Without do grande George é de longe a melhor letra e melodia não só do Sgt Pepper’s mas de toda discografia dos Beatles.

    Adoro Beatles, mas sejamos sinceros, o Lennon era um baita de um arrogante metido a sindicalista. Contudo, porém e todavia, eu estou cagando para a vida pessoal e amorosa do Lennon, me importo apenas com a sua arte musical. Viva a música de Lennon e ponto final.

    abraço

    ótimo final de semana à todos.

    • Adheli Tavares

      Não, leia o post original e veja que o autor diz que John praticamente não contribuiu no Sgt Pepper’s como compositor. Quantas músicas do George tem no Sgt Pepper’s? Uma. Entretanto, considero Within You Without You bem melhor que When I’m Sixty Four e Being for the Benefit of Mr Kite.

  3. Adheli, amei o post. Acho que o post do outro site saiu simplesmente para pararem de endeusarem John.Temos que concordar que Yoko quer faze-lo mito perfeito e nós beatlemaniacos sabemos que não era assim.Ele mesmo se considerava inseguro, as atitudes dele como ser humano contrasta com o John do Imagine. Eu acho que isso que o autor do artigo quis mostrar.
    Mas enfim, dizer que ele não tinha talento e (só ele) separou os Beatles é de uma ignorância sem fim. Já li muita entrevista dele e livros sobre ele, apesar de não ser meu Beatle favorito(Georgemaniaca) ele é o que mais me chama atenção pois é muito controverso, sempre quis entender como ele pensava, ser meu psicóloga dele. Sobre Julian, concordo com vc, mas ele carregará essa dor a vida toda,no fim John ainda disse que ele saiu de uma noite de bebedeira, so bad, a música I don’ wanna know, descreve seus sentimentos ao pai, lógico,que Julian o perdoou, mas é doloroso. Enfim, como bem disse o Valmir, o cara é humano.Eu concordo mesmo com o seu post.

    • Adheli Tavares

      Meu post foi pessoal, claro que sempre tem uma coisa pessoal em cada post meu, mas acredito que o post do outro site demonstrava uma opinião muito pessoal do autor, não fatos como dizia no título. Ele deixou isso claro no início, dizendo que os tópicos eram subjetivos [por que diabos então disse que eram FATOS?], pareceu-me bastante controverso. E obrigada, fico feliz de terem gostado do post :)

  4. Luiz Araújo, de Maceió.

    O post está excelente, Adheli. Traz uma visão bem pé no chão da figura do nosso querido John, sendo o gênio que ele foi, o homem contraditório, fruto de inúmeras influências e pancadas. Reagiu da forma que sabia e podia dentro daquele turbilhão mental que o coloca no rol dos tantos gênios contraditórios na nossa história.
    Gênio no mesmo patamar de um Pablo Picasso, Chaplin, Salvador Dali, Nicola Tesla, Mozart…
    Arrogante e temperamental ?, Sem dúvida… Terno e romântico ? Inumeras vezes. Quase sempre. Paul diversas vezes comentou isso. Ringo adorava John. George o amava e respeitava quase como a um pai. E muitas vezes se rebelava tal qual um filho.
    Ele era como tantas pessoas que dividimos o nosso dia a dia. Ele era, como foi comentado acima, e acima de tudo, um grande ser humano. Apaixonadamente humano.

  5. “Confundiu o John com o George?” ok, eu vi um dos comentários, e vi a explicação do negocio do post original, mas essa parte eu particularmente achei desnecessária, entendi o porque, mas não precisava.
    Todos sabemos que querendo ou não, o George no tempo dos beatles, mesmo nem notando, ficava um pouco na sombra da dupla de compositores, mesmo quando eles evoluíram. No final da banda mesmo ele nem estava mais aguentando.
    Mas ótimo post, parabéns! ;)

  6. Marcos Brendo

    John sem talento? Acho que ele não conhece o sobrenome Lennon, que sempre aparece depois dos nomes das canções divinais na contracapa dos LP’s.É claro que Paul, George e Ringo também fizeram um Ótimo trabalho em conjunto, Mas dizer que John não tinha talento… Ai é brincadeira… Se ele não tivesse talento, ele e os seu amigos não teriam vendido cerca de 2 bilhões de discos, Lp, cassetes e outros.O que não tem talento hoje são esses “barulhos” (não chamo de música) que o Sr.Adheli Tavares mencionou no tópico 3… :“ah ah ulala bad romance” “tonight is gonna be a good night” e “baby baby baby uhh”, sem falar nos sucessos nacionais “ai se eu te pego” e “eu quero tchu, eu quero tcha”. Ótimo post Sr. Adheli… defendeu John como um beatlemaníaco de verdade.

  7. Guilherme Santini

    With A Little Help From My Friends é do Paul….

  8. Ora, Lennon foi o maior gênio dos quarteto e, sem dúvida, compôs as melhores músicas dos Beatles. Reparem que até nas grandes do Macca ele ajudou ! Quem fez a parte do meio de “Michelle” ? Quem fez a 2ª parte de “And I Love Her” ? Quem ajudou a escolher um nome para “Scrambled Eggs”(“Yesterday”) ? Quem compõs frases de “Eleanor Rigby” ? “Hey Jude” foi composta para o filho de quem, e com a ajuda de quem para manter a letra tal como hoje a conhecemos? Resposta: Jonh Ono Lennon !!!

  9. Maravilhoso seu post, assim como você, amo o John e os beatles também,o post sobre esses fatos que os fãs de John ignoram é com certeza de algum fanático religioso que é alienado demais, todos temos defeitos, ninguém é perfeito,com John não seria diferente, porém o amo do jeito que ele era, com ou sem imperfeições.

  10. John era super criativo tanto com as letras com as melodias, mas falar que ele tocou baixo em helter skelter é sacanagem! esse site ta quase tudo certo era um roqueiro tipico(pensando agora, acho que um dos 1° desse tipo “sexo, drogas, brigas e rock ‘n roll) já na politica ele só queria a paz, sobre a hipocrisia, hipocrita é quem escreveu que ta criticando o Lennon mas não move a bunda da cadeira do computador pra fazer nada … não aceito que digam que ele não tinha talento,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s